Atualidade

Justiça italiana absolve estilistas Dolce e Gabbana de fraude fiscal

A Justiça italiana absolveu na sexta-feira, dia 24, os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana, que tinham sido condenados em abril a 18 meses de prisão por fraude fiscal.

“Sempre fomos honestos e estamos muito orgulhosos de que a Justiça italiana tenha reconhecido isso. Viva a Itália”, disseram os estilistas em um comunicado divulgado pela marca.

Em abril, o Tribunal de Apelação de Milão condenou Domenico Dolce, de 55 anos, e Stefano Gabbana, 51, por fraude contra o Estado italiano e por imprecisões nas suas declarações de imposto de renda.

Desde 2010, a imprensa italiana acompanha a investigação contra os dois estilistas de prêt-à-porter, assim como de outras quatro pessoas, suspeitas de sonegar mais de 800 milhões de euros. Os magistrados suspeitavam que a dupla tivesse criado em 2004 e 2005 uma empresa de fachada no Luxemburgo encarregue de controlar as marcas do grupo para evitar o fisco italiano. 

Um tribunal de Milão absolveu os dois estilistas em 2011, mas a sentença foi anulada alguns meses depois.

Em junho de 2013, a dupla foi condenada a um ano e oito meses de prisão, uma pena reduzida no recurso, porque uma parte do crime já tinha prescrito.

Agora, o Supremo Tribunal encerrou o processo definitivamente, argumentando que os factos não estavam “fundamentados”.

Dolce e Gabban