Cultura

Coleção Lempert em exposição na Culturgest

Uma exposição com 600 cartazes desenhados por artistas como Andy Warhol, Sol Lewitt ou Jean Dubuffet, provenientes da Coleção Lempert, com 15 mil peças, vai ser inaugurada hoje, às 22h00, na Culturgest, em Lisboa.

A mostra intitula-se ‘Honey, I rearranged the collection… by artist: Cartazes da Coleção Lempert’ (‘Querido, reorganizei a coleção por artista…’) – designação tomada de empréstimo ao artista norte-americano Allen Ruppersber – e será a primeira de uma série de cinco que vão passar pelo espaço cultural até ao final de 2018.

Todos os cartazes presentes nesta primeira exposição foram desenhados pelos próprios artistas, incluindo nomes como Jean Dubuffet, Claes Oldenburg, Robert Rauschenberg, Andy Warhol, Richard Hamilton, Dieter Roth, Oswald Oberhuber, Sol Lewitt, Marcel Broodthaers, Lawrence Weiner e Günter Brus, entre outros.

O objetivo é divulgar um lado menos conhecido do trabalho dos artistas e compreender em que medida e de que maneira um objeto como o cartaz, cuja função é publicitar, e que tem um ciclo de vida curto, foi sendo por eles recriado e valorizado.

Com curadoria de Miguel Wandschneider, esta primeira exposição abre ao público no sábado e fica patente até março de 2015.

Culturgest