Atualidade

Vanessa Fernandes festeja aniversário antes do regresso à competição

“Quando chegar a altura” voltaremos a ver Vanessa Fernandes a competir, mas ainda não foi desta. A Move Notícias esteve com a atleta de alta competição, este domingo, dia em que completa 29 anos de idade, na 8ª edição da Meia Maratona Sport Zone, no Porto.

“Gosto deste ambiente. Acho que esta prova está bem organizada, envolve muita gente, é bonita de se ver, num local lindo e é no Porto”, confessou a atleta justificando a sua presença em dia de aniversário.

A recuperar de uma anorexia nervosa, cujos primeiros sintomas surgiram em 2008 – nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde se sagrou vice-campeã olímpica de Triatlo, conquistando a medalha de prata – Vanessa prepara o regresso ao desporto.

A atleta, filha do antigo ciclista Venceslau Fernandes, já iniciou os treinos na modalidade que a notabilizou. “Estou neste momento a iniciar a preparação, é complicado dizer quando será exactamente o meu regresso”, disse à nossa publicação a melhor triatleta portuguesa de sempre, que pretende voltar a brilhar na modalidade. “Sei que é difícil, mas gostava de voltar não a esse nível, mas a um ainda melhor, mas é algo que só depois saberei se consigo ou não. Tenho consciência que é difícil, mas sei que também não é impossível fazer as coisas… por isso basta eu tentar, fazer e lutar todos os dias. Logo se vê o que vai acontecer”, confessou.

Na vida da atleta há muitos sonhos para concretizar e um dia “gostava de treinar miúdos”. “Gostava de conseguir interferir no estilo de vida das crianças logo no início, tanto a nível de treino como de alimentação, vamos ver se um dia isso será possível. É um sonho que eu tenho, poder adotar uma filosofia desportiva e ao mesmo tempo de educação nos miúdos desde cedo”, revelou. Para já, Vanessa está concentrada em voltar à alta competição.

Vanessa Fernandes 1

 

Foto: José Gageiro