Consultório

Medicina Anti-envelhecimento

Existem 2 tipos de idade: a idade cronológica (o número de anos desde a nascença) e a idade biológica (a idade das nossas células em função do envelhecimento mais ou menos acelerado que têm). Na antiguidade a esperança média de vida da população era de aproximadamente 30 anos, depois evoluiu até os 40 anos. No século XIX as pessoas eram consideradas idosas aos 60 anos. Desde finais do século XX a nossa esperança média de vida tem superado os 80 anos. Muito provavelmente ao longo do século XXI iremos superar os 100 anos.

A Medicina Anti-aging trata de identificar as causas que aceleram o envelhecimento do nosso corpo para tratar de atrasar no possível os efeitos da idade. Este tratamento tem de ser por força personalizado.

Na fase atual de conhecimentos científicos a medicina está a esforça-se por aumentar a qualidade de vida mais do que esforçarmos em alargar a vida sem ter em conta a qualidade com que a vivemos. Existem muitos sintomas que indicam envelhecimento corporal e cerebral: cansaço físico e mental, distúrbios de esquecimento, desânimo com a vida, desmotivação sexual, aumento das rugas faciais, queda de cabelo acelerada, perda de músculo, desmineralização óssea, etc.

Quais são os benefícios que podemos obter?
1. Melhoria da imunidade.
2. Melhoria da atividade sexual.
3. Melhoria da atividade física.
4. Melhoria do aspeto geral (pele mais esticada, aumento da massa muscular, melhora da massa óssea, etc.).
5. Benefícios a nível do metabolismo celular com diminuição da destruição celular.
6. Melhoria da cicatrização dos tecidos.
7. Melhoria do rendimento intelectual: memória, concentração, reflexos, etc
8. Diminuição do risco cardiovascular: diminuição do risco de enfarte ou de A.V.C.
9. Diminuição do risco de cancro. Em definitivo uma melhoria da qualidade de vida pessoal.

Em primeiro lugar deve ser feito o diagnóstico?
Deve ser feita uma análise geral do paciente para tentar ter dados do envelhecimento geral e por órgão.
Avalia-se o risco cardiovascular, a função respiratória, a função gastrointestinal; comprovam-se os hábitos dietéticos, alterações osteo-articulares; avalia-se a função renal e hepática, realiza-se uma avaliação neuropsicológica e comprova-se o estado físico e atlético.
Mede-se a composição corporal: quantidade de gordura, de músculo e de agua corporal.
Realizam-se exames de imagens, como ultra-som, radiografias, mamografia, densitometria óssea,
Medimos os níveis hormonais.
Medimos todos os parâmetros psicológicos,
Medimos parâmetros genéticos – Polimorfismos genéticos associados a doenças e envelhecimento.
Medimos parâmetros imunológicos que se relacionam com o envelhecimento.
Medimos o stress oxidativo; ácidos omega-3, ómega 6, ácidos gordos,
Uma vez estabelecido um diagnóstico correto que nos indique o grau de envelhecimento nos diferentes órgãos e aparelhos do nosso corpo devemos estabelecer um plano de tratamento.

O plano de tratamento que tem diferentes parte:
1. Plano nutricional
2. Programa de exercício físico personalizado para cada paciente em função do seu estado físico
3. Suplementação com nutriceuticos, vitaminas, minerais, oligoelementos, antioxidantes específicos adaptados as necessidades de cada paciente.
4. Suplementação e reposição hormonal. Este é o aspecto mais polémico do tratamento. Os médicos não ficam de acordo até que ponto pode beneficiar ou prejudicar. Reposição Hormonal visa apenas repor os harmónios que estão com níveis baixos e colocá-los em um nível compatível com a idade. Modulação Hormonal, busca atingir níveis hormonais compatíveis com os de nossa adolescência ou inicio da vida adulta. Também podemos usar precursores hormonais que o corpo vai-se encarregar de transformar em harmónios.
Normalmente este tratamento deve ser continuado de por vida.
5. Programa de exercícios mentais. Sabemos desde há muito tempo que um cérebro que não se exercita é um cérebro que envelhece mais rapidamente. E um cérebro mais velho condiciona um corpo mais velho.

A Medicina anti-aging não é muito bem vista pela industria farmacêutica. Com tratamentos relativamente simples podemos tratar as causas da maioria das doenças da idade e poupar medicamentos que só tratam as consequências do envelhecimento e com o qual as companhias farmacêuticas ganham rios de dinheiro.