Cultura

Mais de 30 autores no primeiro Festival Literário do Fundão

O primeiro Festival Literário do Fundão contará com a participação de mais de 30 escritores e ensaístas e pretende “criar raízes” e afirmar-se como um evento de referência a “nível literário e cultural”, avançaram os organizadores.

O festival, que é promovido pela Câmara Municipal do Fundão em parceria com a A23 edições e com a Grande Turismo, decorre entre os dias 22 e 26 de setembro e tem como tema “a viagem e literatura de viagem”.

Entre os escritores já confirmados estão autores como Luandino Vieira, Albano Martins, Alice Vieira, Arnaldo Saraiva, Deana Barroqueiro, Hélia Correia, Teolinda Gersão, Paula Mora Pinheiro, Pedro Mexia e Fernando Alvim, entre outros.

“Pelo leque de escritores e de personalidades ligadas à cultura que vão estar presentes, pelos que já mostraram interesse em participar – neste momento já poderíamos ter em vez de 30 cerca de 60 participantes – e também pela curiosidade que esta iniciativa tem suscitado, acreditamos que este festival terá, certamente, um impacto literário e cultural, não só a nível regional, como a nível nacional”, sublinhou durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, Margarida Gil, investigadora e elemento da comissão de organização.

Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, destacou o facto de o festival se “enquadrar coerentemente no que é a estratégia cultural do município” e mostrou-se igualmente convicto de que o mesmo representará um “retorno muito significativo em termos de notoriedade”.

O autarca recordou que este evento abarca várias vertentes “importantes e caras” para o concelho, como “a identidade cultural, o património e a natureza” ou o facto de ser berço ou terra de acolhimento e de inspiração de autores consagrados.

Entre as principais características desta primeira edição está também a “heterogeneidade” uma vez que congregará vários géneros literários (participarão romancistas, cronistas, poetas, jornalistas e ensaístas), e várias gerações de autores.

“Para além disso, teremos ainda uma componente internacional muito importante, pelo que o nosso convidado de honra será Javier Reverte, escritor e jornalista, que é de facto uma autoridade no que diz respeito à literatura de viagem, e portanto abrirá com chave de ouroeste fim de semana”, apontou Margarida Gil.

Esta responsável destacou que a organização tentou fugir ao modelo das “conferências”, substituindo-o por “encontros em jeito de tertúlia”, nos quais escritores e público interessado podem interagir em conversas que podem versar sobre questões como “a viagem e o mapa”, “a viagem e a poética da viagem”, “a viagem e a ficção”, “a viagem real e a viagem imaginária”, a “viagem e a história” ou a “viagem com bilhete de ida, mas sem regresso marcado”, entre outros assuntos que possam surgir.

O festival contará ainda com uma residência artística, que será integrada pelos escritores e jornalistas Alexandra Lucas Coelho e Tiago Salazar e pelo fotógrafo Pedro Loureiro. Cada um deles ficará em diferentes pontos do concelho (Castelo Novo, Fundão e Janeiro de Cima), nos quais vão contactar com a comunidade, designadamente com os alunos das escolas do concelho.

Do programa consta igualmente a realização de uma viagem à aldeia histórica de Castelo Novo e à vila de Alpedrinha, bem como um concerto com Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva.

livros