Atualidade

DiCaprio nomeado Mensageiro da Paz da ONU

Leonardo DiCaprio vai ser embaixador das Nações Unidas na luta contra as alterações climáticas. O galã de hollywood foi escolhido pelo secretário-geral da ONU.

Ban Ki-moon sublinha que, para além de ator, Leonardo DiCaprio tem um compromisso já antigo com as causas ambientais através da sua fundação, criada há 16 anos e que tem como missão proteger os últimos lugares selvagens da Terra e construir uma relação harmoniosa entre a humanidade e o mundo natural.

Foi devido a este ativismo ambiental que o ator foi nomeado Mensageiro da Paz das Nações Unidas para chamar a atenção sobre as alterações climáticas, anunciou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A primeira ação de Leonardo DiCaprio nestas novas funções será na próxima semana em Nova Iorque durante a Cimeira do Clima, que reúne 120 chefes de Estado e de Governo.

Neste sentido, a estrela diz num comunicado que sente “uma obrigação moral de falar neste momento chave na história da humanidade porque é altura para agir”. Por outro lado, a forma “como responderemos à crise climática nos próximos anos irá provavelmente determinar o destino da humanidade e do nosso planeta”, conclui Leonardo DiCaprio.

Aos 39 anos, o ator junta-se a outras celebridades de Hollywood que ajudam as Nações Unidas, como é o caso de Angelina Jolie, no Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR).

Atualmente as Nações Unidas tem 11 mensageiros da paz e um embaixador da boa vontade. Outros mensageiros que representam e colaboram com a ONU numa série de questões incluem os atores Michael Douglas e Charlize Theron, o brasileiro Paulo Coelho, e o escritor e sobrevivente do Holocausto Elie Wiesel.

Leonardo_dicaprio

Foto: D.R.