Lifestyle

Conheça o “hotel do divórcio”

Já imaginou um hotel onde os hóspedes entram casados e saem solteiros? Agora é possível. Essa a proposta do Divorce Hotel (hotel do divórcio), que já existe na Holanda há três anos e vai começar a funcionar nos Estados Unidos este mês.

Na verdade, não se trata de um hotel específico, mas de uma empresa que tem parceria com alguns hotéis. São seis na Holanda, incluindo o hotel-boutique Carlton Ambassador, em Amesterdão. A partir do dia 25 de setembro, o sistema vai ser implantado também no Gideon Putnam Resort, em Saratoga Springs, no estado de Nova Iorque.

E como funciona? Os casais que pretendem separar-se fazem o check-in num desses hotéis numa sexta-feira. Durante o fim de semana, são atendidas por advogados (chamados de mediadores) e outros profissionais, que acertam os detalhes do divórcio em tempo recorde.

Se tudo correr como o esperado, depois de 48 horas eles já fazem o check-out com o status de separados.

De acordo com Jim Halfens, fundador do Divorce Hotel, a intenção é que o procedimento decorra num ambiente confortável, “neutro” e sem “distrações”, como objetos que trazem lembranças ou a interferência de membros da família ou amigos. “Acreditamos que é possível ver o divórcio de uma forma positiva. É mau que o casamento tenha falhado, mas o divórcio deveria ser visto como o início de uma nova fase”, explicou.

O pacote custa cerca de 3 mil euros. A maioria dos casais que se inscrevem no “hotel do divórcio” reserva quartos separados para o homem e a mulher. Mas Halfens conta que nem sempre é o que acontece: “Uma vez disseram-me: ´Começamos isso juntos e vamos terminar juntos. Podemos dormir no mesmo quarto?’ Sim, claro que é possível. Mas são exceções”.

Halfens diz que pretende expandir o negócios para outros países.

hotel divorcio