Cultura

Viagem Medieval da Feira bate recorde de visitas

A organização da Viagem Medieval da Feira anunciou que essa recriação histórica bateu este ano o seu recorde de visitantes e que, para melhor corresponder a essa procura, a edição de 2015 passará de 11 para 12 dias.

Em comunicado, os responsáveis pelo evento, que hoje termina, admitem que houve quebras de afluência nos dias de chuva em comparação com os valores diários de anos anteriores, mas garantem que, na contabilidade geral das 18 edições da recriação, a bilheteira de 2014 foi a melhor de sempre.

“Apesar da chuva que se fez sentir em vários dias, o número de visitas – comparativamente à última edição, que já tinha atingido um recorde histórico de bilheteira – foi claramente superado em todos os dias em que não choveu”, lê-se no comunicado.

Viagem Medieval2

A organização defende que o crescimento gradual da procura “justifica o prolongamento do evento por mais um dia” e propõe-se implementar essa medida já no próximo ano, para que nos 33 hectares da recinto seja possível “receber mais público sem beliscar a qualidade, o rigor, a segurança e a vivência” da recriação.

Quanto à afluência da edição deste ano, o comunicado revela que, “até ao fim da tarde de hoje, foram contabilizadas cerca de 58.000 pulseiras vendidas” – no que está em causa a modalidade que, por 4 ou 5 euros (consoante a aquisição da referida pulseira se tenha verificado até ou após 31 de julho), permite acesso ilimitado ao recinto durante os 11 dias do programa.

“Essa é cada vez mais uma opção para os aficionados da Viagem”, realça a organização.

Viagem Medieval1

Para além dessas pulseiras, foram ainda vendidos 170.000 bilhetes diários ao valor de 2 euros – no que não estão contabilizadas todas as crianças que, de estatura inferior a 1,3 metros, tiveram acesso grátis ao recinto.

“Os números não estão totalmente fechados, mas permitem confirmar a estimativa de anos anteriores, que aponta para uma média de 50.000 visitas diárias”, realça o comunicado.

Esse número foi, aliás, largamente superado no último sábado da Viagem, já que, considerando o número de pulseiras vendidas até aí e as 36.000 entradas transaccionadas no próprio dia”, cerca de 70.000 pessoas passaram pelo recinto nessa data.

“Terá sido o melhor dia de sempre da Viagem Medieval”, assegura a organização.

“Esta foi a maior prova de força do evento desde que ele tem entrada paga”, continua a ler-se no comunicado. “Apesar de termos sido confrontados com condições meteorológicas adversas sem precedentes, conseguimos números históricos de bilheteira e de visitação”, sublinha o documento.

Viagem Medieval3

Esse aumento da procura verificou-se também ao nível da “Viagem Acessível”, que, consistindo num programa próprio para públicos com limitações de mobillidade, terá beneficiado este ano mais de 100 cidadãos.

“O número de visitantes com deficiência visual e auditiva que integraram as visitas guiadas pelo recinto foi cinco vezes superior ao registado em 2013, ano de arranque do projeto”, explica o comunidado. “Da mesma forma, cresceu o número de visitantes que usufruíram da da exposição táctil especificamente pensada para este tipo de público e que procuraram os espetáculos e áreas temáticas com serviço de tradução em Língua Gestual Portuguesa”, conclui o documento.

A 19.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria está anunciada para decorrer entre 29 de julho e 9 de agosto de 2015 e irá recriar o reinado de D. Afonso III.