Saúde & bem-estar

Proibida apanha de bivalves em várias zonas da costa portuguesa

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disponibilizada no seu site, está “interditada temporariamente a apanha e captura, com vista à comercialização e consumo” algumas espécies de bivalves “devido à fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas ou de contaminação microbiológica acima dos valores regulamentares”.

O IPMA informa que foi imposta temporariamente a interdição de captura para todos os bivalves na Ria de Aveiro – RIAV3, e na Ria Formosa OLH2, OLH3 e FUZ1. A interdição foi imposta ainda para no Litoral de Aveiro L3 e Ria de Aveiro RIAV2 para a amêijoa-branca e ameijoa-japonesa, respetivamente.

O Litoral de Viana do Castelo está também interditado à apanha de todas as espécies de bivalves, enquanto no Litoral de Matosinhos a interdição só se aplica ao mexilhão. Na Lagoa de Albufeira mantém-se proibida a apanha de berbigão e no Litoral de Setúbal – Sines está interdita a conquilha.

Por outro lado, já é possível capturar berbigão na Ria de Aveiro RIAV1 e amêijoa-boa em Tavira e Cacela (TAV2 e VT1), na Ria Formosa.

bivalves

Tópicos: