Cultura

Juiz de Nova Iorque determina que música “Loca” de Shakira é plágio

“Loca con su tiguere” é o nome da música escrita pelo dominicano Ramón Arias Vásquez e que foi registada em 1998 mas nunca divulgada. Mas, de acordo com os registos eletrónicos do sistema judicial dos EUA, o juiz Alvin Hellerstein, responsável pelo caso, concluiu que a música “Loca”, da colombiana Skahira, é afinal plágio.

A música de Ramón Arias Vásquez foi também plagiada por outro dominicano, em 2008, chamado Edward Bello Pou, mas mais conhecido por rapper El Cata. Curiosamente, este músico colaborou com Shakira na gravação de um videoclipe em 2010.

“As canções ‘Loca con su tíguere’ de Bello Pou e ‘Loca’ de Shakira, são cópias ilegais de outra canção, cujos direitos pertencem à produtora Mayimba Music, e violam as leis de propriedade intelectual”, declarou o juiz norte-americano em conferência de imprensa.

As partes envolvidas no processo foram, neste sentido, aconselhadas a conversarem antes do próximo dia 29, data em que terão de entregar no tribunal um documento que identifique o dano para a produtora de Vasquez. Foi ainda marcada uma nova audição para 8 de Setembro com os advogados da Sony (produtora que representa Shakira) e da Mayimba.

Ouça a música.