Atualidade

Grávida de gémeos, Cláudia Lopes perdeu um dos bebés

A jornalista da TVI está a passar um momento muito delicado. Grávida de cinco meses de gémeos, Cláudia Lopes descobriu durante uma consulta de rotina, na maternidade Alfredo da Costa, que sofria de síndrome feto-fetal, uma complicação na gestação que acontece quando os gémeos, apesar de estarem em bolsas diferentes, partilham a mesma placenta, provocando desequilíbrios no fluxo do sangue. A ecografia revelou que um dos bebés estavam a receber menos sangue que o outro, por isso estava pouco desenvolvido.

A jornalista e o marido, Marco Braz, viajaram para Londres e Cláudia foi operada de urgência no King’s College Hospital. A cirurgia foi realizada por Kypros Nicolaides, médico especialista numa técnica de laser que separa as ligações dos vasos sanguíneos, tornando os fetos mais independentes. No dia seguinte à operação a ecografia confirmou a morte do bebé menos desenvolvido.

Visivelmente abalada, Cláudia Lopes desabafou no Facebook: “Sei que me vou levantar, mas desta vez não vai ser fácil! Sinto uma dor como nunca senti. É uma impotência do tamanho do mundo! Pensei mil vezes se utilizava o Facebook para esta notícia e só me decidi quando percebi que não tinha força para contar a viva voz! (…) Esta foi a pior semana da minha vida”.

A jornalista está de baixa médica e a recuperar desta infelicidade.

Claudia Lopes