Cultura

Cinema: Estreias 2 de janeiro

“12 Anos Escravo”

Sinopse: Na pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup, um homem negro livre de Nova Iorque, é raptado e vendido como escravo. Enfrentando a crueldade mas também momentos de  inesperada bondade, Solomon luta não só para se manter vivo, mas para preservar a sua dignidade. Após 12 anos de uma odisseia inesquecível, Solomon conhece um abolicionista do Canadá que vai mudar para sempre a sua vida.

Realização: Steve McQueen

Atores: Ashley Dyke Benedict Cumberbatch Brad Pitt Bryan Batt Chiwetel Ejiofor Dickie Gravois Dwight Henry Kelsey Scott Lupita Nyong’o Michael Fassbender Paul Dano Paul Giamatti Quvenzhané Wallis

Género: Biografia

 

“A Espuma dos Dias”

Sinopse: A história surreal e poética de um jovem idealista e inventivo, Colin, que se apaixona por Chloé, uma jovem cuja beleza e delicadeza se lhe afiguram como a reincarnação de um blues de Duke Ellington.

Mas o seu casamento idílico transforma-se quando Chloé adoece com uma doença rara: uma flor de lótus cresce dentro do seu pulmão. Para conseguir pagar os cuidados médicos numa Paris fantasmagórica, Colin tem de  trabalhar em condições crescentemente absurdas. Enquanto isso, à sua volta, o seu apartamento deteriora-se e o seu grupo de amigos, entre os quais o talentoso Nicolas e Chick, fanático do filósofo Jean-Sol Partre, desintegra-se.

Realização: Michel Gondry

Atores: Audrey Tautou Gad Elmaleh Omar Sy Romain Duris Vincent Rottiers

Género: Drama

 

“Grudge Match – Ajuste de Contas”

Sinopse: Stallone e De Niro, em “Grudge Match”, são Henry “Razor” Sharp e Billy “The Kid” McDonnen, dois lutadores de Pittsburgh cuja feroz rivalidade lhes traz grande notoriedade. No seu auge, cada um alcança uma vitória contra o outro mas, em 1983, na véspera da decisiva desforra, Razor anuncia de repente a sua retirada da competição, recusando apresentar qualquer razão e acabando por arrumar a carreira de ambos. 30 anos depois, são convencidos a voltar ao ringue para uma luta final que terá consequências hilariantes.

Realização: Peter Segal

Atores: Alan Arkin Jon Bernthal Kevin Hart Kim Basinger Robert De Niro Sylvester Stallone

Género: Comédia

 

“Horas”

Sinopse: Na madrugada de 29 de agosto de 2005, Nolan Hayes chega ao hospital de New Orleans com a mulher Abigail grávida e em trabalho de parto. Mas aquele que devia ser um dos dias mais felizes da sua vida fica rapidamente fora de controlo com o trágico nascimento prematuro da sua filha e com o furacão Katrina a devastar o hospital, obrigando à sua evacuação. Nolan e a sua filha prematura, ligada a um ventilador, aguardam pela chegada da ambulância para a transferência para outro hospital, mas o avanço das inundações e uma falha de energia acabam por isolá-los do resto do mundo. Quando ninguém regressa para o ajudar, Nolan vê-se obrigado a tomar decisões de vida-e-morte uma após a outra, lutando para manter a filha viva, com os minutos a parecerem  “Horas” inimagináveis…

Realização: Eric Heisserer

Atores: Genesis Rodriguez Judd Lormand Kesha Bullard Michelle Torres Nick Gomez Paul Walker

Género: Drama

 

“Mr. Morgan’s Last Song – A Última Paixão do Senhor Morgan”

Sinopse: Um olhar sobre a ligação e mudança de vida entre um professor de filosofia americano aposentado e viúvo e uma jovem parisiense.

Realização: Sandra Nettelbeck

Atores: Gillian Anderson Jane Alexander Justin Kirk Michael Caine Richard Hope

Género: Drama