Televisão

As polémicas do “Factor X”

O “Factor X” vai ser emitido pela SIC a partir do dia 6 outubro. Sozinho ou em grupo, desde que tenha entre 16 e 76 anos e goste de cantar qualquer estilo de música, pode candidatar-se ao programa.

O formato foi criado pelo famoso produtor Simon Cowell e estreou a 4 de setembro de 2004 em Inglaterra, sendo atualmente transmitido em mais de 40 países. Desde o início que o programa tem sido marcado pela polémica especialmente em Inglaterra e nos EUA.

As semelhanças entre o “Factor X” e o “Idol”, criado por Simon Fuller, levaram que o produtor processasse Cowell. Os dois acabaram por chegar a um acordo longe dos tribunais, em 2005, e Fuller passou a ganhar uma quota de 10% do programa. Recentemente, com a chegada do formato aos EUA, Fuller abriu outra ação judicial, alegando que havia sido prometido que ele seria creditado como produtor executivo, mas o caso ainda está pendente.

 

Gary Barlow, Kelly Rowland e Tulisa Contostavlos deram que falar no papel de jurados em Inglaterra
Gary Barlow, Kelly Rowland e Tulisa Contostavlos deram que falar no papel de jurados em Inglaterra

 

Casos que geraram polémica em Inglaterra

A mudança de jurados “Factor X” em terras de sua majestade é uma constante. Pelo painel já passaram Sharon Osbourne, Louis Walsh, Dannii Minogue, Brian Friedman ou Paula Abdul.

Em 6 de junho de 2008, seis dias antes das filmagens da 5ª temporada, a ITV confirmou que Osbourne havia deixado o programa, o que mais tarde foi explicando pela apresentadora que confessou não gostar de trabalhar com Dannii Minogue.

A famosa Cheryl Cole foi diagnosticada com malária na final das audições de julho de 2010 e teve que ser substituída por Nicole Scherzinger. Um ano depois a cantora das Girl Aloud comunicou que não iria continuar no programa, assim como Simon Cowell, passando a fazer parte do júri do formato nos EUA.

Em 30 de Maio de 2011, foi confirmado que Gary Barlow,Tulisa Contostavlos e Kelly Rowland se iriam juntar a Louis Walsh, para dar início à 8ª temporada.

O vocalista dos Take That teve algumas dificuldades no papel de jurado, tendo chegado a mostrar “má cara” com algumas das escolhas do colegas e chegou mesmo a ameaçar sair, porém manteve-se por mais uma temporada. O mesmo não aconteceu com Kelly Rowland, que numa das emissões se desentendeu com a colega Tulisa Contostavlos, as duas deixaram mesmo de se falar. A cantora de “Destiny Child” não continuou para a temporada seguinte.

 

Khlóe Kardashian deixou de apresentar o programa com Mario Lopez nos EUA
Khlóe Kardashian deixou de apresentar o programa com Mario Lopez nos EUA

 

“Factor X” nos EUA

A segunda temporada do formato está a decorrer nos EUA, porém sem se livrar das polémicas. Cheryl Cole que foi um dos membros do júri acabou por sair no final da primeira temporada e consta-se que teve que abandonar o programa porque o público americano tinha dificuldade em entender a sua pronúncia e também por falta de química com Paula Abdul. Tal como aconteceu em Inglaterra foi substituída por Nicole Scherzinger.

Na nova temporada foi anunciado que Demi Lovato e Britney Spears assumiriam papel de juradas. As novas estrelas da música começaram a  causar polémicas mesmo antes do programa estrear. Spears chegou a abandonar as filmagens do programa numa das audições onde uma concorrente cantou a música ‘Hold It Against Me’, música do seu último álbum, “Femme Fatale”. A forma como a canção foi interpretada teria deixado a cantora irritada, fazendo com que ela abandonasse o set, voltando muito tempo depois.

Também Lovato não escapou ao escrutínio da imprensa. Durante as audições do programa, um dos participantes cantou uma música de Justin Bieber e a cantora fez um comentário que causou polémica. A cantora disse que a indústria já tem muitos artistas com más atitudes e, em seguida, comentou: “Nós não precisamos de mais um aspirante de punk nas ruas”. E foi mais além depois do candidato interpretar “As Long As You Love Me, de Bieber. “Bem, finalmente, alguém pode cantar a canção da forma como ela  foi feita para ser cantada”. A jovem estrelas recebeu inúmeros comentários nas redes sociais dos fãs de Bieber acabando mais tarde por se desculpar.

As polémicas não se ficam só pelos jurados ou concorrentes. A apresentação da segunda temporada estava a cargo de Mario Lopez e Khloé Kardiashian, mas a famosa socialite acabou por desistir. Na altura, surgiram rumores de que Khlóe abandonou o programa por não se entender com o Lopez. A imprensa americana noticiou na altura que a saída de Khlóe deveu-se, também, às interferências da mãe e manager, Kris, que não terá agradado aos produtores de “Factor X”.

Em Inglaterra o programa lançou os artista Leona Lewis, One Direction e James Arthur.

 

 

Fotos: Divulgação