Moda

Morreu Valentino, o estilista que inventou um novo vermelho

O estilista Valentino Garavani faleceu esta segunda-feira, 19 de janeiro, aos 93 anos, em sua casa em Roma, segundo um comunicado oficial divulgado pela sua marca nas redes sociais.

O nosso fundador, Valentino Garavani, faleceu hoje na sua residência romana, cercado pelos seus entes queridos. O seu velório será realizado na Piazza Mignanelli, número 23, na quarta e quinta-feira, das 11h às 18h. O funeral acontecerá na sexta-feira, na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, na Piazza della Repubblica, número 8, em Roma, às 11h“, diz o comunicado.

Valentino alcançou renome internacional ao criar vestidos requintados e peças de alta-costura com um estilo único para mulheres como Jackie Onassis, Anne Hathaway, Elizabeth Taylor ou a Princesa Margaret, entre muitas outras.

Foi condecorado com a Legião de Honra francesa.

Nascido na cidade de Voghera, no norte da Itália, Garavani decidiu desenhar roupas femininas aos nove anos de idade, fascinado pelo filme “Ziegfeld Girl (conhecido em Portugal como A Vida é um Teatro)”. A vocação aconteceu durante uma visita a Barcelona na adolescência, onde conheceu uma mulher que moldaria toda a sua filosofia de design na ópera, vestida com um elegante vestido de veludo vermelho. “Ela era única, isolada, apaixonada: a heroína perfeita“, confessou à Vogue. “Disse a mim mesmo que, se um dia quisesse ser estilista, usaria muito vermelho“.

E assim foi, Valentino Garavani, até inventou um novo tom de vermelho. A cor apelidada de “vermelho Valentino”, tornou-se um dos emblemas da sua marca, assim como a silhueta inconfundível dos seus elegantes vestidos.

Valentino deixa a empresa e o marido, Giancarlo. O estilista já estava fora da Direção Criativa da marca desde 2007, quando nomeou dois outros diretores. Desde 2024 que Alessandro Michele é diretor da marca.