O Papa Leão XIV concedeu este sábado, no Vaticano, uma audiência dedicada à Sétima Arte, onde destacou que o cinema não é apenas um passatempo, mas, “muito mais do que uma simples tela: é um cruzamento de desejos, memórias e questionamentos“.
“É uma busca sensível onde a luz perfura a escuridão e a palavra encontra o silêncio. Na trama que se desenrola, o olhar educa-se, a imaginação expande-se e até mesmo a dor pode encontrar um sentido. O cinema é um laboratório de esperança, um lugar onde o homem pode voltar a olhar para si mesmo e para o seu destino“, salientou o chefe da Igreja Católica.
No seu discurso, Leão XIV fez nitidamente um apelo em defesa das salas de cinema, atualmente ameaçadas pelo consumo de filmes em casa e pela ascensão dos serviços de streaming. Encorajou também os cineastas a continuarem a contar histórias.
Depois de um discurso de cerca de 15 minutos, o Papa cumprimentou individualmente todos os convidados presentes na Sala Clementina, uma das muitas do Palácio Apostólico, junto à Basílica de São Pedro. A lista do evento foi organizada pelo Dicastério para Cultura — liderado pelo português José Tolentino de Mendonça.
Os atores Cate Blanchett, Viggo Mortensen, Chris Pine, Adam Scott e Monica Bellucci foram alguns dos nomes de Hollywood, entre dezenas de realizadores, atores, produtores e outras figuras do cinema, que cumprimentaram o Papa.
O realizador Spike Lee fez questão de oferecer a Sua Santidade uma camisola da equipa de basquetebol New York Knicks.
“Ele é o 14º Papa, então (a camisola) era número 14. E nas costas estava escrito ‘Papa Leão“, explicou Spike Lee depois, acrescentando que o Knicks tinha três jogadores da Universidade Villanova, na Pensilvânia, onde Robert Prevost – o verdadeiro nome do pontífice – estudou.
Ver esta publicação no Instagram
Beldades usam a discrição com elegância
Cate Blanchett, cativou a todos com o seu estilo discreto e refinado. A atriz vestiu um fato preto, com linhas simples. Completou o visual com uns brincos discretos e uma carteira preta com fivela dourada.

O visual de Monica Bellucci foi igualmente discreto. Usou um fato, calça casaco preto, que combinou com uma camisa branca de gola e punhos grandes, que encaixava perfeitamente no traje formal exigido.
Os filmes favoritos do Papa Leão XIV
Este encontro aconteceu depois de Leão XIV ter demonstrado o gosto pelo cinema e revelado os seus filmes preferidos, como “Do Céu Caiu Uma Estrela”, de 1946; o clássico “Música no Coração”, com Julie Andrews; o drama familiar “Gente Vulgar”, de Robert Redford; e ainda a história do regime nazi contada na longa-metragem “A Vida é Bela”, de 1997.
Ver esta publicação no Instagram
