Faleceu esta sexta-feira, aos 86 anos, a cantora Florência, uma das vozes mais marcantes da música ligeira portuguesa dos anos 70.
A notícia foi confirmada pela Casa do Artista, que destacou o percurso da artista que dedicou mais de cinco décadas à música nacional.
Nascida no Porto, a 12 de setembro de 1938, Florência começou a cantar aos 13 anos, no Rádio Clube do Norte. Venceu o concurso Rainha das Cantadeiras do Porto, troféu ao qual acrescentaria o do concurso Rainha das Cantadeiras de Portugal, organizado em Lisboa.
Em 1953 emigra para o Brasil com a família, país onde trabalhou em rádio e televisão. É lá que grava os seus primeiros discos, ainda com o nome artístico Florência de Fátima. Regressaria a Portugal em 1966, para atuar em vários casinos.
Entre 1970 e 1980, editou sete LPs pela Orfeu. O EP “Moda Da Amora Negra”, em 1971, contém dois dos seus maiores sucessos: o tema-título e ‘De Rosa Ao Peito’, que Mariza mais tarde transformaria em ‘Rosa Branca’.
Em 1979, participou no Festival RTP da Canção com ‘O Comboio do Tua’, ficando-se pelo 8º lugar na final. Nesta década, estreia-se também no Teatro de Revista, na peça “O Último Tango em Lisboa”. Ao longo da sua carreira, obteve dois discos de ouro.
Foi casada com Domingos Parker, com quem fundou o Rádio Clube de Matosinhos, e de quem tem uma filha.
