Atualidade

Morreu o médico José Eduardo Pinto da Costa

Morreu esta quarta-feira, aos 87 anos, o professor e médico legista José Eduardo Pinto da Costa. Natural de Cedofeita, o reconhecido médico legista era o irmão mais velho do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Este é o segundo irmão que o dirigente dos Dragões perde em menos de um mês. No início de novembro morreu a sua irmã, Maria Alice, aos 86 anos. Era professora aposentada.

Além de José Eduardo e Maria Alice, o líder dos dragões tem como irmãos, ainda vivos, António Manuel, de 85 anos, e Maria Eduarda, de 82 anos. Em 1999 já tinha perdido o irmão mais novo, Eduardo Honório.

O FC Porto já confirmou a morte de José Eduardo Pinto da Costa.

Morreu hoje, aos 87 anos de idade, o médico e professor universitário José Eduardo Pinto da Costa, antigo membro do corpo clínico do FC Porto e irmão do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa“, pode ler-se num comunicado publicado pelo clube.

De acordo com a nota, as cerimónias fúnebres acontecem quinta-feira, a partir das 17h00, na igreja de Cedofeita, no Porto.

José Eduardo era licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo-se doutorado em Ciências Médicas com prova complementar em Psiquiatria. Era também pós-graduado em Medicina Legal pelo Instituto de Medicina Legal do Porto, do qual foi diretor de 1976 até 2001.

Foi docente e consultor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde foi responsável pela instituição do Mestrado de Medicina Legal. Em 1997, abandonou a clínica geral para se dedicar em exclusividade à medicina legal, sendo professor jubilado do ICBAS.