Atualidade

Criador da Storytailors fala da morte do companheiro: “Metade de mim partiu com ele”

Luís Sanchez, a outra metade da dupla de criadores da Storytailors, abriu o seu coração no “O Programa da Cristina” esta sexta-feira e falou sobre a morte trágica do seu companheiro de vida e cofundador da marca.

João Branco, de 40 anos, atirou-se da janela de um quarto da casa da mãe, um 10.º andar, no dia 17 de dezembro, deixando um vazio difícil de superar na vida do estilista que ficou.

Naquele momento eu percebi que o homem que eu amava tinha partido para sempre”, confessou aquele que ficou da dupla nascida em 2001.

Foi um choque terrível para Luís e também para todos os que conheciam a sua obra, nada fazia prever aquele desfecho. Não havia nenhum indicador. Passou-se com o João algo que Luís nunca percebeu, para ele tomar aquela decisão.

Nesse dia João Branco tinha ido a casa da mãe buscar o jantar. Passado mais ou menos meia hora o companheiro recebeu uma mensagem dele a dizer, “amo-te”, com um coração, uma declaração pouco comum entre o casal. “Todos os dias choro. Choro ao levanta-me, ao deitar-me… Construí um altar com fotos dele e falo com ele”, revelou Luís Sanchez, que acredita que o suicídioterá sido um impulso” do João, um ato inconsciente.

Minutos depois da mensagem, recebeu uma chamada do tio de João Branco a dar a trágica notícia. “A nossa mente arranja as mais variadas formas de entrar em negação perante uma notícia tão má e tão trágica. Eu não queria ver o corpo do João quando lá cheguei. Essa era uma certeza que eu tinha quando saí de casa, mas a realidade é que vi o corpo do João (…) Foi sem dúvida o pior dia da minha vida. Naquele dia em que o João decidiu partir, metade de mim partiu com ele“, contou emocionado.

Luís ainda ponderou “se faria sentido continuar com a marca” sem o companheiro. “Mas percebi que tinha de continuar. Ainda estive um mês e meio a recuperar do choque e depois, tendo uma empresa, um negócio, clientes e compromissos, tive que me encher de força para voltar à Storytailors”, contou,  acrescentando que a próxima coleção ainda foi idealizada pelos dois.

O João sempre foi um otimista, alegre. Sempre foi extrovertido e eu o introvertido e, contrariamente àquilo que eu achei que ia acontecer nos tempos a seguir, que era fechar-me, eu optei por fazer o contrário, por partilhar a dor rodeando-me de amigos e família e, de facto, é isso que me tem ajudado. Amigos, família, e a minha equipa nos Storytailors“, explicou.

Cristina homenageou João Branco com uma peça muito especial da dupla de criadores. Em estúdio, esteve o vestido que a apresentadora usou em junho de 2009, “num dos momentos mais felizes” da sua vida: o batizado do filho, Tiago, agora com 10 anos.

Foto: Capa Facebook Storytailors