Atualidade

Joe Biden diagnosticado com cancro da próstata “agressivo”

Joe Biden anuncia que foi diagnosticado com cancro agressivo com metástases nos ossos

O ex-presidente americano Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com um cancro na próstata “agressivo“, revelou este domingo o seu gabinete, em comunicado citado pela agência AP.

Na semana passada, Joe Biden foi examinado por ter sido encontrado um nódulo na próstata, após sofrer de sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, foi diagnosticado com cancro na próstata com metástases nos ossos”, pode ler-se na nota que refere tratar-se da “forma mais agressiva da doença“, mas que o cancro deverá ser reativo a tratamento hormonal.

O antigo chefe de Estado e a família estão a “analisar opções de tratamento com os seus médicos“.

O comunicado indica ainda que os cancros da próstata são avaliados de acordo com a escala Gleason que mede, de 1 a 10, o aspeto das células cancerígenas em comparação com as normais. A pontuação de Joe Biden é de 9, sugerindo a gravidade da doença, que se encontra espalhada.

A notícia gerou reação entre líderes políticos, incluindo do presidente Donald Trump, que há anos critica Joe Biden pela sua idade e capacidades cognitivas. Nas redes sociais, Trump afirmou estar “entristecido” com o diagnóstico. “Melania e eu estamos tristes com a notícia. Enviamos nossos mais calorosos e melhores votos para Jill e a família, e desejamos a Joe uma rápida e bem-sucedida recuperação”, escreveu.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que teve Joe Biden como vice, afirmou que ele e a ex-primeira-dama Michelle Obama estão solidários com a família Biden. “Ninguém fez mais para buscar tratamentos inovadores contra o câncer do que Joe. Estou certo de que ele enfrentará esse desafio com sua habitual determinação e dignidade”, escreveu também nas redes sociais.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton lembrou os esforços de Biden no combate ao cancro e desejou “uma recuperação completa e rápida”.

O diagnóstico foi revelado na véspera do lançamento do livro Original Sin: President Biden’s Decline, Its Cover-Up, and His Disastrous Choice to Run Again, dos jornalistas Jake Tapper (CNN) e Alex Thompson (Axios). A obra promete revelar bastidores da decisão de Biden de desistir da reeleição.