Atualidade

Pinto da Costa rodeado de família e amigos na apresentação da série em que é protagonista

O auditório da Fundação Serralves, na cidade do Porto, encheu-se na tarde de sexta-feira de figuras conhecidas para a apresentação da série documental ‘Senhor Presidente – O Campeonato de uma vida‘. Jorge Nuno Pinto da Costa esteve presente ao lado da mulher, Cláudia Campo, na estreia do documentário em que é protagonista.

Lançada na plataforma de ‘streaming’ Amazon Prime, a série retrata em três episódios os quase 42 anos de Pinto da Costa passados na liderança do FC Porto.

O evento contou com a presença do antigo presidente da República, Ramalho Eanes, do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, João Soares, Valentim Loureiro, António Salvador, presidente do Sporting de Braga, Jorge Mendes, António Oliveira, Vítor Baía, Pedro Proença e Fernando Póvoas, entre outras personalidades e claro, a família.

No documentário são retratados episódios da infância de Pinto da Costa e os primeiros tempos em que entrou para o clube da Invicta através da secção de hóquei. Algumas inesquecíveis conquistas dos dragões, como o calcanhar de Madjer na final da Liga dos Campeões em 1987, os dois triunfos europeus seguidos com José Mourinho ou a vitória que deixou Jesus ajoelhado no Dragão, não foram esquecidas.

Ao longo dos quase cinquenta minutos da exibição do compacto, o presidente do FC Porto e também candidato às eleições de 27 de abril, recordou uma conversa que teve com a sua mãe, que o incentivou a assumir a direção dos portistas, estendendo um agradecimento particular à sua família, “por compreender que esta missão” que “rouba muito tempo” da sua presença.

Nunca esperei estar 42 anos à frente do FC Porto. A minha mãe tinha razão, era o meu destino. E só Deus sabe, e se calhar ela também, quando esse destino me levará para outra vida. Mas enquanto eu cá estiver continuarei a lutar para que o FC Porto seja o que tem sido nos últimos 42 anos“, sublinhou o  líder azul e branco depois do compacto.

Pinto da Costa mostrou-se sensibilizado com a presença de tantos amigos nesta cerimónia.

Joana Pinto da Costa

A única filha de Pinto da Costa, que ultimamente tem estado mais dedicada à família e longe dos holofotes, fez questão de marcar presença neste evento com o marido, Vítor Martins, e os três filhos.

Visivelmente feliz com o seu estatuto de mãe, Joana Pinto da Costa mostrou-se, como sempre, orgulhosa do pai que, apesar dos seus 86 anos, se mantém cheio de projetos.

Jasmin, Íris e o pequeno Benjamim, fizeram as delícias do avô que também contou com o apoio do neto já adulto, Nuno. Veja a galeria de fotos: