Atualidade

Morreu Melanie, símbolo da geração Woodstock

Melanie Safka, cantora símbolo da geração Woodstock, conhecida pelo seu primeiro nome, morreu no dia “23 de janeiro“, aos 76 anos.

A notícia foi confirmada pela sua agência de assessoria, Glass Onyon PR, à revista “Variety”. A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com os filhos, Leilah, Joerdie e Beau Jarred, morreu “pacificamente“. “Estamos de corações partidos, mas queremos agradecer a cada um e a todos pelo afeto que têm pela nossa mãe, e dizer que ela amava muito todos vocês“, escreveram numa publicação no Facebook.

Ela foi uma das mulheres mais talentosas, fortes e apaixonadas da sua época e toda palavra que ela escreveu, cada nota que cantou refletia isso“, sublinharam os filhos.

Com a sua voz impressionante, Melanie foi, aos 22 anos, a presença feminina rara na primeira noite do Woodstock, em 1969, onde viu um mar de velas acesas enquanto atuava e começava a chover. O momento foi inspiração para um dos seus temas mais conhecidos, Lay down (candles in the rain).

Foi uma das três mulheres a atuar no festival, com Joan Baez e Janis Joplin. Embora na altura já tivesse um álbum publicado, ‘Born to Be’, era ainda desconhecida do grande público.

Contou algumas vezes essa experiência, descrevendo como foi transportada de helicóptero para o local do festival, uma sensação surreal para uma artista ainda no início da carreira. Falou sobre o nervosismo que sentiu ao subir no palco e a intensa emoção que descreveu como uma experiência fora do corpo.

Em 2015 gravou um dueto com Miley Cyrus. A dupla gravou uma performance de “Look what they’ve done to may song, ma”, um dos sucessos de Melanie.

No começo de janeiro estava em estúdio para a produção de um novo disco de covers, “Second hand smoke”. Seria o seu 32º álbum.