Lifestyle

Cidade do Porto já esta em festa – Conheça o programa

Junho é o mês das festas populares que já iniciaram na Invicta. É o mês de aproveitar as zonas de diversão e experimentar os carrosséis, os carrinhos de choque ou a roda gigante que já estão em funcionamento na Rotunda da Boavista e ali estarão até 2 de julho. A partir de 16 de junho, os divertimentos estendem-se à Alameda das Fontainhas (terminam a 25 de junho), ao Jardim do Cálem (até 2 de julho) e à Avenida D. Carlos I (até 9 de julho).

Os locais estão em funcionamento de segunda a quinta-feira, entre as 14 e as 23 horas; às sextas-feiras, entre as 14 e a 01 hora; aos sábados, entre as 10 e a 01 hora; e aos domingos, entre as 10 e as 23 horas. Na noite de São João, todas as zonas estão abertas até às 06 horas.

Na noite de São João, ponto alto das festividades, a cidade vai viver a música “em três palcos” em diferentes zonas, com “concertos para todos os gostos e feitios”, anunciou Rui Moreira.

Emanuel, Miguel Araújo, David Bruno, Moullinex e Cláudia Martins & Minhotos Marotos serão os principais protagonistas da noite mais longa do ano.

O público pode escolher onde vai passar a noitada de São João. Os três palcos da noite de 23 para 24 de junho vão estar no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria), com música popular portuguesa com Emanuel e o grupo Cláudia Martins & Minhotos Marotos, nos jardins do Palácio de Cristal vão estar Miguel Araújo e o grupo Fogo Fogo, e na Praça da Casa da Música estará David Bruno com convidados especiais e o DJ Moullinex.

Os espetáculos começam às 22 horas, sendo interrompidos à meia-noite, para o tradicional fogo-de-artifício, na Ribeira. Um espetáculo que terá a duração de 16 minutos e que voltará a unir Porto e Vila Nova de Gaia junto à Ponte Luís I.

Vamos adotar novamente um modelo descentralizado das festas”, garante o presidente da Câmara do Porto.

No dia 23, mantém-se a tradição com a apresentação da Banda Sinfónica Portuguesa, às 18 horas, na Concha Acústica dos jardins do Palácio de Cristal.

A descentralização não se limita à noite de 23 para 24 de junho. O programa das festas abrange todas as freguesias e inclui diversas iniciativas como a arruada de ranchos, uma cascata comunitária e o desfile de rusgas.

Nos dias que antecedem O São João, o cartaz inclui atuações de Quim Barreiros, Leandro, Augusto Canário Diapasão e Sons do Minho, entre outros.

Está marcado para o dia 1 de julho a saída à rua das Rusgas sanjoaninas. No dia 17 a Arruada de Ranchos dará cor às ruas do Porto com trajes e cantares tradicionais dos vários grupos folclóricos da cidade.

A Cascata Comunitária de São João pode ser visitada no Mercado do Bolhão entre os dias 20 de junho e 1 de julho.