Televisão

Estreia em TV – Lúcia, a guardiã do Segredo

A minissérie de 3 episódios é uma coprodução com Coral com música original de Rodrigo Leão

A estreia da nova minissérie da OPTO SIC “Lúcia, a Guardiã do Segredo” tem data marcada para 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em exclusivo na plataforma de streaming da SIC.

Lúcia dos Santos tinha apenas dez anos quando viveu uma experiência mística que ficaria conhecida na história da religião mundial como Aparições de Fátima. Em 1917, Lúcia e os primos, Francisco e Jacinta, afirmaram ter visto Nossa Senhora enquanto pastoreavam os animais no campo. Lúcia terá sido a única a falar com a Virgem, tornando-se involuntariamente na Guardiã do Segredo. As aparições aos três Pastorinhos culminaram com o Milagre do Sol, ocorrido a 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, conforme havia sido predito pelas crianças.

À época, Portugal mergulhara numa conjuntura social, económica e política dramática. À austeridade da pobreza aliaram-se surtos de tifo, varíola, gripe pneumónica e a contestada participação nacional na I Grande Guerra. A República dava os primeiros passos, deixando lastro para o anticlericalismo e beliscando o poder da Igreja num país rural, analfabeto e devoto. Num primeiro momento, o relato milagroso das crianças começou por ser mal recebido por todos. Anos mais tarde, o culto foi legitimado pela Igreja e profusamente usado como arma contra a laicização de Portugal.

Lúcia, A Guardiã do Segredo” (interpretada pelas atrizes Márcia Breia, Rita Rocha Silva e Laura Seiça, aos 82 anos, 18 anos e 10 anos respetivamente) interpola a ação entre o início do Século XX e a década de 80, permitindo recuperar todo o trajeto da menina por detrás da figura religiosa. Foi detida, submetida a cruéis interrogatórios, separada da família, impedida de estudar e cerceada do direito à própria identidade.

Madalena Albuquerque (interpretada por Madalena Almeida), a jovem que se cruza com a vidente de Fátima nesta narrativa, é um espelho invertido de Lúcia. Proveniente de uma família abastada, Madalena teve a oportunidade de estudar medicina e fazer as suas escolhas com toda a liberdade. Contudo, aos 22 anos, apaixona-se por Francisco e vê a sua liberdade roubada pelo pai, Eduardo, um homem extremamente conservador e autoritário que não aceita a relação amorosa da única filha com um rapaz abaixo da sua condição social. Determinado a acabar com o romance, Eduardo afasta Francisco do caminho de Madalena, fazendo com que ela acredite que foi usada e abandonada pelo homem que ama. Sem chão, e vendo os planos que fizera com Francisco desvanecerem-se por completo, Madalena cai numa depressão profunda e decide procurar refúgio no Carmelo de Santa Teresa, onde ficará a salvo da obsessão do pai. É recebida pela tia Rosário (interpretada por Margarida Marinho), irmã de Eduardo, e Madre Superiora do Carmelo.

Lúcia, a Guardiã do Segredo” é uma minissérie de 3 episódios da SIC em coprodução com Coral para a Opto SIC e conta com nomes no elenco como Márcia Breia, Adriano Carvalho, Madalena Almeida, José Condessa, Joaquim Horta, Lourenço Ortigão, Cláudia Vieira, Maria João Falcão, Carla Chambel, Paula Lobo Antunes, Guilherme Filipe, Isabela Valadeiro, Raquel Sampaio, Inês Faria entre muitos outros.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Opto.SIC (@opto.sic)


Todas as sextas-feiras um novo episódio para ver na OPTO, a plataforma de streaming da SIC em opto.sic.pt, ou descarregando a aplicação para qualquer dispositivo móvel, Apple TV, Android TV. Também nos operadores MEO (boxes Android TV e Apple TV), NOS na UMA TV (menu APPS e canal 553), e Vodafone (menu APPS da VBOX 4K e VBOX PRO 4K ou através do canal 91). Veja o curto trailer: