Atualidade

Archie e Lilibet são oficialmente Príncipes de Sussex

Os filhos dos duques de Sussex, Archie e Lilibet, foram reconhecidos como príncipes britânicos, direito que lhes correspondia como netos do soberano. A Casa Real Britânica acaba de atualizar a novidade no seu site, na manhã desta quinta-feira, 9 de março.

Tudo aconteceu depois que um porta-voz do príncipe Harry usou o título de princesa para anunciar que Lilibet, a filha mais nova de Harry e Meghan Markle, havia sido batizada. A menina foi batizada numa cerimónia íntima na mansão do casal em Montecito (Califórnia) e para a qual foram convidados os reis Carlos e Camilla, assim como os príncipes de Gales. Nenhum dos quatro compareceu.

Embora Archie, que completará quatro anos no dia da coroação do avô (6 de maio), e Lilibet, de 21 meses, se tenham tornado automaticamente príncipe e princesa por serem netos do monarca britânico, de acordo com uma patente de George V que vigora desde 1917, a verdade é que a Coroa nunca os tinha referido com este título, mas sim com o título de Master and Miss até esta quinta-feira, onde já figuram como Príncipe Archie de Sussex e Princesa Lilibet de Sussex.

Chegou a pensar-se que o Rei poderia atribuir uma nova patente aos dois netos, tirando-lhes esse título, devido às polémicas que os pais das crianças originaram no documentário da Netflix e nas memórias de Harry.

Os novos príncipes de Sussex ocupam o sexto e o sétimo lugar na linha de sucessão ao trono.