Atualidade

Morreu o Papa Emérito Bento XVI

Morreu o Papa Emérito, Bento XVI. Tinha 95 anos. O seu estado de saúde tinha-se agravado esta semana.

O Vaticano anunciou este sábado a morte do que faleceu no Mater Ecclesiae, onde vivia desde que abdicou do cargo há quase dez anos.

No início de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI, então com 85 anos, surpreendeu os cardeais, os fiéis e o mundo ao anunciar que, devido à sua idade avançada e saúde frágil, abdicava do cargo.

“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro”, disse Bento XVI aos cardeais, numa reunião que aconteceu no Vaticano. O áudio foi, depois, disponibilizado pela Rádio do Vaticano.

O sucessor de João Paulo II realizou 24 viagens ao estrangeiro, incluindo uma visita a Portugal, entre 11 e 14 de maio de 2010, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

Joseph Ratzinger foi o mais velho Papa a ser eleito desde 1730, tinha 78 anos.

Bento XVI foi Papa entre 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, data em que abdicou oficialmente.