Atualidade

Mário Ferreira livra-se de algumas polémicas e embarca num sonho antigo

O empresário português, de 54 anos, vai concretizar um sonho de quase duas décadas. Na próxima quinta-feira, 4 de agosto, Mário Ferreira vai ao espaço, integrado na missão NS-22 da empresa espacial privada Blue Origin.

O CEO da Douro Azul e dono da TVI, tornar-se o primeiro português a ir ao espaço. Na bagagem, levará uma garrafa de vinho do Porto. “Hoje foi um dia de teoria sobre segurança, de ajustes do fato e roupa a levar no dia da missão Shepard 22“, contou Mário Ferreira, que revelou levar “uma garrafa de vinho do Porto Vintage de 50 cl, com rolha de cortiça, vamos ver como se vai comportar o vinho sujeito a grandes forças G e ausência de gravidade“.

Indiferente às alegadas polémicas que o rodeiam – como fraude fiscal qualificada ou branqueamento de capitais – o empresário vai realizar a viagem espacial. No entanto, antes da aventura, abdicou do empréstimo de 40 milhões de euros concedidos pelo Banco Português de Fomento. Menos uma controvérsia. Mário Ferreira pediu o “cancelamento” do apoio aprovado há um mês, em defesa do seu “bom nome”.

A viagem é um dia. O foguetão vai largar. A determinado momento separa-se da cápsula, tem ainda uma continuidade de uns jatos, depois larga, fica em gravidade 0 e depois reinicia a reentrada. Na reentrada, aquilo vem a uma velocidade alucinante. É preciso largar os primeiros para-quedas. Depois vêm uns segundos muito maiores para abrandar a velocidade na reentrada na atmosfera. Antes de pousar, ainda tem uns rockets que dão uns fogachos antes de parar, já em terra. Isto é tudo no Texas“, descreveu o empresário no programa de Manuel Luís Goucha.

A bordo com Mário Ferreira estará Corby Cotton, co-fundador do canal de Youtube ‘Dude Perfect’; Vanessa O’Brien, a primeira mulher a chegar ao ponto mais alto do planeta Terra; Clint Kellly III, especialista nas áreas das ciências e robótica; Sara Sabry, engenhiera mecâmica e biomédica e Steve Young, CEO da Young’s Communications LLC.