Lifestyle

O Porto tem uma nova casa dedicada ao fado tradicional

Esta sexta-feira, 22 de julho, na Rua do Ateneu Comercial no Porto, o Ideal Clube de Fado abre um novo espaço especialmente dedicado à tradição mais autêntica do Fado clássico. Na vertente mais
conhecida como Fado Tradicional, a emoção dos artistas, a liberdade temática dos poemas cantados, a improvisação musical e a cumplicidade com o público são os elementos fundamentais de cada concerto.

A atividade do Ideal Clube de Fado começou em 2019 no restaurante e bar Galeria de Paris, com uma proposta de concertos diários exclusivamente dedicados ao Fado Tradicional. O conceito, único no País, surgiu como uma forma de contrariar a tendência de se adaptar o repertório dos fadistas, ao incluir marchas, folclore e outras canções, para que o Fado se torne mais comercial e turístico.

No novo espaço do Ideal Clube de Fado, para além dos concertos diários de Fado puro ao final da tarde, as noites de sexta, sábado e domingo prestam homenagem a personalidades que marcaram a história do Fado. Paralelamente, haverá um programa de concertos de Fado dedicados a temáticas específicas e aulas de canto para Fado, de guitarra portuguesa e de viola, workshops e tertúlias de poesia para Fado Tradicional.

O concerto de inauguração tem lugar a 22 de Julho às 21 horas, com um tributo a Fontes Rocha e a Beatriz da Conceição, duas personalidades do Fado do Porto, cuja interpretação estará a cargo de Carla Cortez, Fernanda Moreira, Gina Santos e Pedro Ferreira. O acompanhamento conta com Mário Henriques na guitarra portuguesa e Ricardo Pons na viola.

Ideal Clube de Fado
Site oficial: www.fado.club
Concertos diários às 18h00 e às 19h30
Concertos às 21h00 à sexta, sábado
Tertúlias diárias às 17h30