Cultura

“Maluquices” no S. João: cinema infantil para toda a família

O programa comemorativo do 70.º Aniversário do CTSJ “7 Dias – 70 Anos” não esquece os mais novos e, por isso, no dia 31 de julho, às 11h00, as crianças e famílias vão poder assistir à sessão de Cinema Infantil – “Maluquices”.

Durante cerca de uma hora, esta divertida sessão de oito curtas-metragens, para maiores de 4 anos e em versão dobrada em português, conta as histórias de um polvo em apuros, um touro enfurecido e seis bateristas que invadem um apartamento, entre outras, com muita loucura à mistura. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete.

O programa comemorativo do 70.º Aniversário do CTSJ “7 Dias – 70 Anos”, organizado pelo Município de Palmela e parceiros locais, decorre de 25 a 31 de julho. Música, dança, exposições, visitas, cinema e atividades para as famílias são os ingredientes destes sete dias de festa, com iniciativas a decorrer no CTSJ e também no Largo de S. João, em Palmela. Consulte a programação completa em www.cm-palmela.pt e participe nas comemorações! Mais informações: 212 336 630 ou [email protected].

Sinopses

Hezarfen

Tolga Ari, Romain Blanchet, Chung-Yu Huang, Rémy Hurlin, Animação, França, 2010, 3′

Hezarfen está pronto para inaugurar o primeiro voo humano e, mesmo que não estivesse, uma sequência de acontecimentos obriga-o a dar o salto.

Um Polvo em Apuros

Julien Bocabeille, François-Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry Marchand, Quentin Marmier, Emud Mokhberi, França, 2007, 2′

Um casal de polvos vive um belo romance no interior de um aquário, até serem separados por um cozinheiro, que retira a fêmea do aquário e leva-a para seu carro, tendo em vista efetuar um belo prato de… polvo. A partir daqui, o trio irá passar por uma série frenética de confusões, enquanto o casal de polvos procura fugir e encontrar a sua felicidade.

Corrida

Janis Cimermanis, Animação, Letónia, 2011, 7′

Nesta tourada de praça em Madrid, o toureiro falha o seu plano para matar o touro. Revoltado, o touro persegue-o por toda a parte, até chegar uma equipa de resgate.

Mancha e Manchinhas: a Discoteca

Uzi Geffenblad e Lotta Geffenblad, Suécia, 2012, 13 episódios de 7′

É véspera da passagem de ano e há um acontecimento especial, porque os nossos amigos vão fazer uma festa para celebrar. A discoteca está preparada e a roupa é adequada, só faltam os convidados… o que os fará demorar?

Música para um Apartamento e Seis Bateristas

Johannes Stjarne Nilsson e Ola Simonssen, Ficção, Suécia, 2001, 10′

Seis bateristas participam num plano musical de ataque nos subúrbios. Um velho casal deixa o seu apartamento e, imediatamente a seguir, os bateristas tomam-no de assalto.

Fábulas Delirantes 1

Fabrice Luang Vija, Animação, França, Bélgica, 2003, 10′

Pegamos em três animais da floresta, juntamo-los todos e, por fim, obtemos deliciosas fábulas repletas de cção e loucura: “A Galinha, o Lobo e o Elefante”, “A Galinha, a Raposa e o Elefante” e “A Galinha, o Lobo e o Leão”.

Rumores

Frits Standaert, Animação, Bélgica, França, 2011, 7′

Desfrutando de uma bela tarde de verão, três lebres dormem a sua sesta. Subitamente, ouve-se um barulho por trás dos arbustos. Em pânico, os roedores começam a fugir, levando consigo os outros animais da selva. Que papel terá o leão no meio disto tudo?

No Fim do Mundo

Konstantin Bronzit, Animação, França, 1998, 7′

As peripécias de uma casa precariamente equilibrada. Construída na parte superior de um monte, balança para trás e para a frente, para grande descontentamento dos seus inquilinos. Considerado, por muitos, como um dos melhores filmes de animação de sempre. E um dos mais cómicos, também.