Saúde & bem-estar

Reis de Espanha participam em inauguração na Fundação Champalimaud

A cerimónia de inauguração do novo centro médico na Fundação Champalimaud aconteceu esta segunda-feira e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro Ministro António Costa, do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e dos Reis de Espanha, Felipe VI e Letizia Ortiz.

Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, é a primeira instituição do mundo dedicada à investigação e tratamento do cancro do pâncreas. Trata-se de uma estrutura única a nível mundial e resulta da união da Fundação Champalimaud e do casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton (família proprietária da marca Danone), que contribuiu com 50 milhões de euros.

Esta unidade hoje apresentada aposta em simultâneo na investigação e na intervenção clínica.

O cancro do pâncreas é já a quarta causa de morte por cancro na Europa.

Para responder ao desafio, o centro tem três blocos operatórios com tecnologia avançada e capacidade para 10 doentes por dia, 25 quartos de internamento e 15 de cuidados intensivos, 200 investigadores, parcerias internacionais na área da imunoterapia e ainda dois laboratórios: um de ciência básica e outro de manipulação celular.

Reis de Espanha assistiram à inauguração após um almoço privado com Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República recebeu os monarcas espanhóis em Cascais.

Felipe VI e Letizia, sempre acompanhados pelo presidente, tiveram a oportunidade de visitar todas as instalações do centro e conhecer as suas características. Veja as fotos: