Atualidade

Jogos Olímpicos arrancam hoje com Telma Monteiro e Nelson Évora como porta-estandarte de Portugal

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 arrancam hoje e decorrem até 08 de agosto, após o adiamento em um ano devido à pandemia de covid-19. O tema da cerimónia é ‘seguir em frente’, sem esquecer o lema geral: ‘Unidos pela emoção’.

Estarão presentes 92 portugueses em 17 modalidades diferentes. Sonhar é obrigatório, estejam eles a competir por medalhas, recordes nacionais ou melhores marcas pessoais.

A cerimónia de abertura na capital japonesa será limitada a cerca de 950 pessoas, incluindo representantes do governo e entidades estrangeiras, com o Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues a marcar a presença portuguesa. O presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, estarão entre os convidados no Estádio Olímpico de Tóquio.

Portugal será a 168ª nação a desfilar. A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio2016, e o saltador Nelson Évora, campeão em Pequim2008, vão ser os porta-estandarte de Portugal, nuns Jogos marcados pela promoção da igualdade de género. Cada país vai ter, pela primeira vez, dois porta-estandarte.

Como é tradição, a Grécia será a primeira a entrar, seguindo-se a equipa olímpica de refugiados e depois os países pela ordem ditada pela língua japonesa, até chegar a França, a próxima a acolher os Jogos (Paris2024) e os Estados Unidos (Angeles2028). Japão, o anfitrião, encerra a parada.

Os portugueses estão prontos para a grande festa do desporto, considerado o maior evento desportivo do mundo, que será transmitido em Portugal na RTP, entre RTP1, RTP2 e RTP Play.

Na RTP1, a emissão começa às 0h30 e termina às 6h30. Depois passa para a RTP2, começando onde a última acabou, durando até às 13 horas. Aos fins de semana, a RTP1 transmite o evento das 0h30 às 8h30. As cerimónias de abertura e de encerramento também podem ser vistas no canal público, ambas com início marcado para as 12 horas do dia 23 de julho e 8 de agosto.

A RTP2 vai contar também com transmissões fora do horário previamente dito, em ocasiões especiais. No domingo (25) e na segunda-feira (26) vamos poder assistir às provas de triatlo masculino e feminino, respetivamente, entre as 22h25 e a 1 hora da manhã. O canal aposta também num diário com os melhores momentos do dia, que começa às 21 horas.

O Eurosport também tem direitos de transmissão. No total, vai ter mais de 3500 horas de emissão na televisão e online.