Atualidade

Reis de Espanha recebem Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio Real de Madrid

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido pelos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, no palácio Real na manhã desta sexta-feira, a propósito da apresentação oficial da candidatura ibérica à organização do Mundial de Futebol de 2030.

Durante a visita privada do Presidente da República Portuguesa aos soberanos espanhóis, o Rei quis convidar Marcelo Rebelo de Sousa para almoçar, sem a rainha, numa esplanada da Plaza de Oriente ( Palácio Real de Madrid). Ambos deixaram o palácio e juntos caminharam para o terraço. Aproveitando a caminhada e um dia esplêndido.

Portugal e Espanha apresentam, oficialmente, esta sexta-feira, a candidatura conjunta ao Campeonato do Mundo de 2030, numa cerimónia que contará com a presença dos chefes de Estado e de Governo dos dois países.

A cerimónia antecederá o início do jogo de preparação entre as seleções dos dois países, com pontapé de saída marcado para as 18.30 horas, no Wanda Metropolitano, em Madrid.

«A candidatura de Portugal e Espanha receberá o apoio institucional do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Sua Majestade o Rei Felipe VI de Espanha, do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, amanhã, sexta, no Wanda Metropolitano, em Madrid», pode ler-se na nota divulgada no site da Federação Portuguesa de Futebol.

«A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) mostrarão a força desta candidatura conjunta. O jogo de amanhã em Madrid será o início de um projeto que unirá portugueses e espanhóis», salienta o organismo presidido por Fernando Gomes.

As duas federações assinaram em outubro passado um protocolo de colaboração com vista a “impulsionar” essa candidatura conjunta.

A ideia nasceu em novembro de 2018, quando o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, apresentou uma proposta para uma candidatura de três países, Espanha, Marrocos e Portugal.

Posteriormente, Marrocos saiu do projeto que ficou limitado a Espanha e Portugal.

A escolha do país, ou países, responsáveis pela organização do Campeonato do Mundo de 2030 será decidida em 2024.