Atualidade

Kamala Harris: faz história ao ser eleita vice-presidente da América

O futuro continua a ser uma incógnita, mas o mundo celebra este sábado a eleição de Joe Biden como o 46.º presidente dos Estados Unidos, elogiando o papel de Kamala Harris no feito. A advogada, de 56 anos, foi fundamental para a vitória do candidato democrata, tornando-se assim a primeira ásio-americana a tornar-se vice-presidente.

Conseguimos. Conseguimos, Joe. Vais ser o próximo presidente dos Estados Unidos“. Foi assim o primeiro telefonema de Kamala para Biden e que a própria partilhou nas redes sociais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

We did it, @JoeBiden.

Uma publicação partilhada por Kamala Harris (@kamalaharris) a

Eleita senadora pela Califórnia em 2016, Harris tornou-se a segunda mulher negra a servir no senado americano, afirmando-se franca na posição às políticas de imigração do governo Trump.

Já como candidata presidencial, este ano apoiou uma agenda política aposta numa mudança progressiva e concorreu para aumentar as condições salariais dos professores, dar um crédito fiscal à classe média e implementar uma necessária reforma da justiça criminal.

Nascida em Oakland, Califórnia, filha de pais de ascendência jamaicana e indiana, Kamala Harris estudou na Howard University, em Washington, DC, antes de se tornar a primeira mulher negra a servir como procuradora distrital de São Francisco e procuradora-geral da Califórnia.

Entre 2011 e 2017, perseguiu crimes de tráfico de seres humanos, tráfico de droga e crimes tecnológicos, o que não a livrou de criticas. Numa altura em que se agudizam os pedidos de reforma na polícia e os protestos desencadeados pela morte do afro-americano George Floyd, o histórico de tolerância de Kamala para com agentes envolvidos na morte de civis não foi vista com bons olhos.

Harris foi escolhida pela campanha de Biden de uma lista que tinha estimados 13 nomes de mulheres, incluindo pesos-pesados, como a senadora e ex-pré-candidata Elizabeth Warren. E, já na qualidade de vice-presidente da América, arregaçou as mangas para sublinhar que, “nesta eleição, é muito mais do que Joe Biden” ou ela própria: “É sobre a alma da América e nossa determinação de lutar por ela. Temos muito trabalho pela frente. Vamos começar a trabalhar“.