Atualidade

Conheça o marido de Kamala Harris – o primeiro “segundo cavalheiro” dos EUA

Kamala Harris fez história ao tornar-se a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ser eleita para a vice-presidência dos Estados Unidos da América.

A sua conquista dará a possibilidade ao marido, Doug Emhoff, de quebrar também algumas barreiras – ele será o primeiro segundo cavalheiro da nação.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Elbow bumping to victory! We can’t wait to see Joe & Jill again at the convention. We are going to do this! #BidenHarris2020

Uma publicação partilhada por Doug Emhoff (@douglasemhoff) a

Logo após o anúncio da vitória de Joe Biden e Harris, Emhoff, o “marido dedicado”, postou uma foto com a sua mulher no Twitter dizendo que estava “muito orgulhoso“.

Douglas Emhoff é advogado, casou com Harris em 2014 – ela pela primeira vez e ele, pela segunda – também serão o primeiro casal interracial a ocupar as suas funções. Ele é branco e ela filha de pai e mãe jamaicanos que emigraram da Índia. Ambos têm 56 anos.

É pai de dois filhos, aspirante a chef de cozinha e fã número um de Kamala Harris. A sua campanha implacável em todos os momentos e as declarações de amor por Kamala nas suas redes sociais são encantadoras. A nova vice-presidente dos EUA não tem filhos, mas tem os dois enteados, fruto do casamento, há seis anos, com o advogado especializado em direito de imprensa, desporto e entretenimento no escritório DLA Piper, do qual também é sócio.

Formado pela Gould School of Law da University of Southern California, Emhoff tem uma carreira de 30 anos, especializada em propriedade intelectual, tecnologia e investigações. Ele também já foi reconhecido pelos The Best Lawyers in America por litígios entre 2014 e 2018.

Emhoff nasceu na Costa Leste. É judeu e natural de Nova Iorque, embora não tenha crescido lá. Ele nasceu no Brooklyn e mudou-se para Nova Jersey pouco depois.

Anos mais tarde, o seu pai, designer de calçados femininos, decidiu mudar-se com a família para a Califórnia à procura de uma oportunidade de trabalho. “Era bem perto do Valley e foi uma mudança radical no meu estilo de vida. Foi simplesmente incrível”, disse em uma recente entrevista no YouTube.

Dois filhos

Quando Emhoff conheceu Kamala Harris, ele já se tinha divorciado de Kerstin Emhoff, produtora de cinema e fundadora da produtora Prettybird, com quem tem dois filhos, Cole e Ella.

Cole, em homenagem ao músico de jazz John Coltrane, formou-se no Colorado College em 2017 antes de ir trabalhar para a William Morris Endeavor, uma holding de entretenimento com sede em Beverly Hills. Ella, em homenagem a outra musicista famosa, Ella Fitzgerald, é uma estudante da Parsons School of Design.

Kamala sempre falou do seu amor pelos enteados e da sua família mesclada. Num tributo a Harris no DNC, Ella elogiou a madrasta pelo seu apoio contínuo longe dos holofotes. “Para o meu irmão e para mim, você sempre será Momala, a maior madrasta do mundo”. “Você é uma rocha. Não apenas pelo nosso pai, mas por três gerações da nossa grande família    mesclada”. Discreta na vida pessoal, sabe-se que Kamala é uma mulher de fé: é membro da Terceira Igreja Batista em São Francisco. Tornou-se conhecida como política talentosa e uma cozinheira apaixonada.

Kamala Harris conheceu o marido num encontro às cegas em 2014
Na mesma entrevista do YouTube com Chasten Buttigieg, Emhoff explicou como ele e Harris se conheceram. Em 2014, um dos seus clientes, a executiva de relações públicas Chrisette Hudlin, perguntou se ele era solteiro durante uma reunião e se estava interessado em sair às cegas com uma das suas amigas.

Ele aceitou e, então, descobriu que a amiga era Kamala Harris, que era procuradora-geral da Califórnia na época. Depois, os dois começaram a trocar mensagens antes de se encontrarem.

Emhoff descreveu rapidamente que se apaixonou por Harris e, na manhã seguinte ao primeiro encontro, terá escrito um e-mail para Harris. “Estou muito velho para jogar ou esconder a bola”, dizia. “Eu gosto muito de você e quero ver se podemos fazer isso funcionar.” Os dois casaram-se menos de um ano depois numa cerimónia civil realizada no tribunal de Santa Bárbara numa tarde de sexta-feira. A irmã mais nova de Harris, Maya, oficiou a cerimónia civil.

Ele é o fã número 1 de Kamala

Se não estiver atento ao perfil de Emhoff no Instagram, é provável que pense estar numa página de fãs de Kamala Harris. Quase todas as fotos são uma declaração para a sua mulher.

Quando não está a publicar fotos radiantes das realizações da sua mulher ou dos dois pombinhos juntos, Emhoff partilha algumas selfies de si mesmo trabalhando com funcionários para mobilizar eleitores.

Adora cozinhar
De acordo com sua biografia no Twitter, Emhoff é um “aspirante a jogador de golfe”, além de defender a justiça e a igualdade. Ele também é um chef  em ascensão, ajudando a sua esposa com os deveres da cozinha conforme a agenda dela. “Eu tornei-me muito útil na cozinha como seu subchefe”, disse ele à Oprah Magazine.

Ele leva cerca de quatro horas para fazer o que eu faço em uma hora, mas é delicioso, então eu só tenho que ficar quieta e deixar acontecer“, disse Kamala à Glamour.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

From the bottom of my heart — thank you.

Uma publicação partilhada por Joe Biden (@joebiden) a