Atualidade

Morreu o cartunista Quino, criador de Mafalda

O cartoonista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido por Quino, morreu esta quarta-feira, 30 de setembro, aos 88 anos. O artista tinha sofrido um AVC na semana passada, segundo o jornal argentino Clarin.

O artista foi o criador das histórias aos quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola: Mafalda. O seu nome será sempre associado ao da sua personagem mais famosa, a menina esperta de seis anos, fã de Beatles, que queria ser tradutora da ONU, questiona os problemas sociais do mundo e odeia sopa.

Quino nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina, onde voltou a morar desde 2017, após a morte da sua mulher, Alicia Colombo.

A alcunha que adotou foi-lhe dada como forma de o distinguir do seu tio Joaquín Tejón, também ele um artista gráfico.

Joaquín Salvador Lavado criou a contestatária Mafalda durante o seu  primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. A menina seria personagem de uma publicidade, que foi rejeitada pelos jornais na época.

O autor recuperou a personagem em 1964 e a partir de 1965, Mafalda começou a ser publicada no jornal El Mundo e posteriormente na revista Siete Días Ilustrados. Durante quase 10 anos foi publicada de forma regular na imprensa, tendo a última tira sido publicada a 25 de junho de 1973. Foram criados livros com as histórias de Mafalda e traduzidos para mais de 30 idiomas.

A personagem também foi protagonista de um filme, produzido na Argentina e lançado em 1982.