Atualidade

As palavras que o príncipe Carlos pronunciou ao saber da morte de Lady Di

O príncipe  estava hospedado no Castelo de Balmoral, na Escócia, com a família real e os seus dois filhos, quando soube que a sua ex-mulher havia falecido.

Fez na segunda-feira passada 23 anos. Foi no dia 30 de agosto de 1997, que a vida de Lady Di foi interrompida após um acidente de carro.

Diana, Princesa de Gales, jantou com o então namorado Dodi Al-Fayed, no Hotel Ritz, em Paris. À meia-noite os dois deixaram o edifício pela porta dos fundos para enganar os fotógrafos, mas tal não foi conseguido. Houve uma perseguição em carros e motas que terminou dramaticamente, com o automóvel da Princesa do Povo a embater num dos pilares do túnel Pont de l’Almaas trê primeiras pessoas a saber da morte da princesa diana da Cidade Luz.

Os detalhes sobre o acidente foram-se desvendado.  Dodi Al-Fayed e o motorista, o chefe de segurança do hotel Ritz, Henri Paul, morreram imediatamente e Diana foi levada para o hospital Pitié-Salpêtrière Bottom of Form ainda viva.

A mãe de William e Harry foi submetida a uma cirurgia de emergência, mas morreu na mesa de operações às 4 da manhã do dia em 31 de agosto de 1997. Tinha 36 anos. Às 5h30, a morte foi anunciada em conferência de imprensa.

Para além dos profissionais de saúde envolvidos, três pessoas souberam da fatídica notícia antes do príncipe Carlos. O primeiro foi o embaixador britânico em França, Michael Jay, que contatou o secretário particular da rainha Isabel II, Robin Janvrin, para informar a monarca sobre o acontecido.

Segundo Tina Brown, autora do ‘The Diana Chronicles’, o príncipe “desmoronou”.

Mas a biógrafa real Penny Junor, revelou mais tarde no seu livro ‘The Firm’, as preocupações do príncipe Carlos e as primeiras palavras que proferiu. “Todo mundo me vai culpar, não vai?“, foi a primeira coisa que o homem com quem Diana esteve casada 11 anos disse.

As infidelidades do príncipe e o polémico divórcio do casal tinham sido divulgadas e a princesa tornou-se, aos olhos do público, uma vítima.

Segundo Penny Junor, o filho da Rainha de Inglaterra terá ainda dito: “Vamos testemunhar uma reação nunca vista. E pode destruir tudo. Isso poderá destruir a monarquia“. “O seu secretário, Stephen Lamport, respondeu: ‘Sim, senhor, acho que isso poderá acontecer. Vai ser muito difícil para a sua mãe, senhor‘”.

Junor explica que a profecia do Príncipe quase se tornou realidade. A crise passou e a monarquia não foi destruída. Mas por pouco.

Recorde-se que Carlos e Diana subiram ao altar no dia 29 de julho de 1981 e separaram-se em 1992, após a infidelidade de Carlos com a sua amiga de longa data, Carmilla Parker – com quem mais tarde viria a casar – se ter tornado pública. Em 1996 saiu o divórcio. Um ano depois Diana faleceu.

Conde Spencer, Príncipe William, príncipe Harry, príncipe Carlos no funeral princesa Diana