Lifestyle

Portugal considerado o país mais seguro da UE e o terceiro a nível global

Portugal aparece em terceiro na lista dos países mais seguros do mundo.

De acordo com o relatório elaborado pelo Institute for Economics & Peace, Portugal ocupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia e o terceiro lugar a nível mundial, como um dos países mais seguros.

No relatório anual publicado esta quarta-feira, 10 de junho, que analisa a segurança de mais de 160 países, Portugal surge apenas atrás da Nova Zelândia e da Islândia.

O Ministério da Administração Interna já veio a publico comentar esta classificação, referindo que “os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking.

Em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar, tendo subido ao terceiro em 2019, onde se mantém.

No estudo realizado, a pontuação de cada país é atribuída em função de conflitos internos e externos, segurança e militarização, aferidas por 23 indicadores.

O GPI de 2020 conclui que o Mundo ficou menos seguro pela nona vez nos últimos 12 anos, com o nível médio de paz dos países a cair 0,34% no ano passado. No total, o clima de segurança melhorou em 81 países e piorou em 80“, diz o relatório.

Mais informação sobre este índice pode ser consultada aqui.