Atualidade

Retificação: Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles não morreu

(Atualização) Ao contrário do que o Observador tinha avançado, o arquiteto e paisagista Gonçalo Ribeiro Telles não morreu. A publicação já esclareceu que uma fonte próxima da família corrigiu a informação inicialmente divulgada.

O arquiteto paisagista faz esta segunda-feira, 25 de maio, 98 anos.

Gonçalo Ribeiro Telles, nascido a 25 de maio de 1922, em Lisboa, é um arquiteto paisagista, ecologista e político, tendo passado por vários cargos políticos, inclusive o de ministro de Estado e da Qualidade de Vida, entre 1981 e 1983.

Referência para muitos arquitetos paisagistas, foi-lhe atribuído em abril de 2013 o Prémio Sir Goffrey Jellicoe – o mais conceituado na área da arquitetura paisagista.

Licenciado em Engenharia Agrónoma e com o Curso Livre de Arquitetura Paisagista, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Iniciou a sua vida profissional como assistente do Instituto Superior de Agronomia e, mais tarde, foi professor convidado da Universidade de Évora, onde criou as licenciaturas em Arquitectura Paisagista e em Engenharia Biofísica. Na sua carreira universitária foi também professor convidado do curso de Planeamento Regional e Urbano e Engenharia Sanitária da Universidade Técnica de Lisboa (1973-1975). Foi ainda catedrático da Universidade de Évora, entre 1976 e 1992.

Trabalhou na Câmara Municipal de Lisboa entre 1951 e 1953 onde integrou a repartição de arborizçaão e jardinagem, assumido em 1955 o cargo de arquiteto paisagista do Gabinete de Estudos de Urbanização da câmara municipal.

É co-autor do livro “A Árvore em Portugal”, obra de referência sobre as espécies arbóreas existentes em Portugal.

Foi responsável pela criação das zonas protegidas da Reserva Agrícola Nacional, da Reserva Ecológica Nacional e pela criação das bases do Plano Diretor Municipal.

Monárquico católico, chegou a exercer funções de subsecretário de Estado do Ambiente nos I, II e III Governos Provisórios e ministro de Estado e da Qualidade e Vida do VII Governo Constitucional.