Atualidade

Pai de Catarina Furtado recorda o seu papel no golpe de 25 de Abril de 1974

A apresentadora da RTP recordou, 46 anos depois, a madrugada de 25 de Abril de 1974 com um dos protagonistas da revolução: o seu pai.

Na altura Joaquim Furtado era um jovem jornalista, quando foi surpreendido por oito militares armados do Movimento das Forças Armadas que entraram nos estúdios do Rádio Clube Português e lhe pediram para ler um comunicado às 4 horas, ainda os portugueses estavam, na sua grande maioria, a dormir.

Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma”. Foi com este texto, que o pai de Catarina Furtado leu aos microfones do Rádio Clube Português, informando desta forma o povo português que uma revolução estava em marcha, e que a ditadura do Estado Novo chegava ao fim.

Visivelmente orgulhosa do pai, Catarina partilhou um vídeo este sábado, onde se pode ver o progenitor a repetir as mesmas palavras que proferiu na época.

O 25 de Abril na voz do meu pai, que foi senha e altifalante, esperança de um novo dia para os dias que depois amanheceram, hoje, na nossa triste distância, deu-me um sinal. A voz que me despertou outrora, vale mais agora, porque precisamos outra vez de liberdade, de um abraço que tal como a data, fique para sempre“, escreveu Catarina Furtado na legenda do vídeo da sua conversa com um dos protagonistas da Revolução dos Cravos.