Atualidade

Coronavíris: Italianos cantam à janela a esperança em dias melhores

Músicas de força que ajudam a passar o tempo e a manter a esperança durante a quarentena, já estão a correr o mundo. “Não vamos desistir“, cantam os italianos à janela.

Os italianos estão a emocionar o mundo com esta forma de lidar com o isolamento social. Numa altura em que se vivem períodos de incerteza com o Covid-19, moradores do país europeu com mais casos de Covid-19 (15 113 infetados, um número que inclui os doentes que recuperaram e as 1016 vítimas mortais) estão confinados em casa, mas não deixam de passar mensagens de resiliência.

Há polícias nas ruas, médicos esgotados, espaços desertos, um cenário de guerra com recolher obrigatório, ,mas resta a esperança de dias melhores, como se pode ver em pontos distintos de Itália, onde de noite todos os cidadãos em quarentena se juntam à janela, para cantar.

Uma rua deserta em Siena foi invadida pelas vozes que cantam uma música tradicional daquela cidade – “Canto della Verbena”.

Outro momento, partilhado no YouTube, mostra a vizinhança à varanda num condomínio em Nápoles.

Cânticos de futebol, também fazem parte do reportório, incluindo um icónico do clube local, que diz: “Vão vamos desistir”. “Pessoas como nós nunca desistem; pessoas como nós nunca desistirão”.