Atualidade

Namorado de Carolina Deslandes fala sobre o transtorno neurológico do filho

A cantora e compositora de 28 anos revelou nas redes sociais que o filho, Santiago, de três anos, “sofre de uma perturbação do espectro do autismo”.

No texto divulgado, Carolina Deslandes falou abertamente sobre a doença do filho.

O Santiago sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive”, contou.

Um alerta sobre um transtorno que “continua a ser visto como um problema”, como “algo que torna as pessoas diferentes e esquisitas”. “Pois eu olho para o Santiago e acho que os esquisitos somos nós”, acrescentou, num testemunho que comoveu os seus seguidores.

Depois desta revelação, foi a vez do pai de Santiago se manifestar. Diogo Clemente falou sobre o seu “comandante” que “leva tudo à frente com os olhos, manda no mundo, nos pássaros, junta flores e faz novas, corrige a forma como as folhas dançam na água”.

Considerámos muito importante falar disto”, confessa o guitarrista, que espera “que o exemplo do Santiago” de alguma forma “possa servir para toda a gente por várias vertentes”.

Uma chamada de atenção do casal, contra preconceitos e uma chamada de atenção ao “serviço nacional de saúde”, para com a “perturbação do espectro do autismo”.

Além de Santiago, Carolina e Diogo Clemente são ainda pais de Benjamim, de dois anos, e Guilherme, de nove meses. Leia o texto na integra:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Este é o meu comandante. Leva tudo à frente com os olhos, manda no mundo, nos passaros, junta flores e faz novas, corrige a forma como as folhas dançam na água e ensina-me todos os dias a magia que está escondida dentro destas coisas e que eu não via. A Carolina já disse tudo acerca da perturbação do espectro do autismo do Santiago. Considerámos muito importante falar disto. É algo tão normal nas nossas vidas como todas as outras. Que o exemplo do Santiago, luz da nossa vida, inteligente perspicaz, criativo e especial, muito especial, possa servir para toda a gente por várias vertentes. Por quem olha para o espectro do autismo como uma doença e não como um processo de desenvolvimento ou um filtro diferente de ver a vida. Por quem olha para o seu filho com questões de desenvolvimento e por conflito interior não se sente bem em aprofundar este cuidado. Mas acima de tudo por quem tem a responsabilidade de notar que 1 em cada 9 crianças é-lhes diagnosticada perturbação do espectro do autismo e que estes numeros precisam de ver multiplicada a sua atenção por parte do serviço nacional de saúde. Que não se entenda de forma agressiva nem despulte más energias este apelo. É para construir, desenvolver com perseverança e cuidado para o bem de quem mais precisar. Nós cá vamos sendo uns privilegiados por termos um astro a iluminar as nossas vidas e a salvar-me deste lugar tantas vezes ingrato e agressivo que é o mundo e a guardar-me com todo o amor e sabedoria dentro dos seus olhos. Como diz a mãe no meu tema favorito, nos seus olhos moram cores e oceanos, moram cores de outras vidas, de outros planos. É o Santi, o meu comandante.

Uma publicação partilhada por Diogo Clemente (@diogoclementemusic) a