Atualidade

Herdeira ao trono belga comemora 18 anos em ato solene

A primogénita dos reis Philippe e Mathilde da Bélgica, Elisabeth, atingiu esta sexta-feira a maioridade. Um aniversário significativo que a Coroa quis celebrar com todas as honras para a adolescente que, no futuro, será chamada de Rainha.

A ocasião foi celebrada no Salão do Trono do Palácio Real de Bruxelas, com a aniversariante rodeada pela família, membros do governo e 80 jovens nascidos no mesmo ano que ela.

A princesa e duquesa de Brabante surgiu elegante, com um vestido tipo ‘blazer’ branco com cinto, o cabelo semipreso e um ligeiro toque de maquilhagem, para orgulho dos reis, seus pais, que não conseguiram esconder a emoção.

O rei Phillip dirigiu algumas palavras à filha durante o seu discurso: “Querida Elisabeth, hoje completas 18 anos. A tua mãe, os teus irmãos e os teus avós estão muito felizes de celebrar este importante momento da tua vida aqui, contigo. Quando cheguei à maioridade tinha duas perguntas em mente: ‘O que sou e o que posso fazer com a minha vida?’ Sei que essas duas questões também estão na tua cabeça neste momento, como estão na de todos os jovens da tua idade. Todo o jovem deve encontrar o seu próprio caminho e marcar a diferença”, disse.

A tua mãe e eu estamos muito felizes que sejas nossa filha e estamos orgulhosos da tua forma de ser e olhar a vida. Não tenhas receio de lutar por viver uma vida plena, enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a partir de hoje encontrarás no teu percurso de vida. Irradias bondade e tens muitas qualidades pelo que sabemos que o teu futuro será brilhante”, acrescentou o monarca.

Um dos momentos altos da cerimónia foi quando o monarca impôs à filha mais velha as insígnias da Ordem de Leopoldo II, da qual o rei é atualmente grão-mestre. Após o ato, Philippe concluiu: “Uma ordem que é uma parte essencial da história da nossa família. Espero que fazer parte dela sirva de estímulo para te dar confiança. Querida filha, abre as asas e sê feliz”.

A princesa Elisabeth recebeu os cumprimentos dos seus irmãos, tios e avós e fez o seu primeiro grande discurso nas línguas oficiais do país.

Juntos formamos uma grande equipa. Obrigada mamã por estares sempre disponível para me escutar com atenção. Obrigada papá pela tua confiança. Sei que, no futuro, poderei contar sempre contigo”, afirmou a futura rainha, lembrando o importante trabalho dos progenitores no ampliar da sua visão do mundo sobre as artes, a cultura e ao desporto. Aos jovens presentes, assumiu partilhar com eles as preocupações e a vontade de caminharem em conjunto. “O país pode contar comigo”, garantiu.

Este ato solene colocou um ponto final nos festejos do 18.º aniversário da princesa, que regressará ao País de Gales onde estuda, depois de ter renunciado à remuneração que lhe é devida enquanto herdeira ao trono.