Atualidade

Último adeus a Agustina Bessa-Luís leva centenas de pessoas à Sé do Porto

Foram muitas as pessoas, entre familiares, amigos e governantes, que marcaram presença na Sé Catedral do Porto, nas cerimónias fúnebres de homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís.

O bispo do Porto, Manuel Linda, presidiu à missa de corpo presente que teve início às 16:00 horas, onde recordou passagens da obra da escritora e a sua religiosidade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, foram alguns dos políticos presentes esta tarde nas cerimónias de homenagem a Agustina Bessa-Luís, cujo corpo seguiu para o cemitério de Peso da Régua onde decorrerá o funeral, numa cerimónia reservada à família.

Agustina Bessa-Luís nasceu a 15 de outubro de 1922, em Vila Meã, Amarante e morreu na segunda-feira, no Porto, aos 96 anos.

Estreou-se com o romance Mundo Fechado, em 1948, destacando-se em 1954, com a publicação de A Sibila, obra que lhe valeu os prémios Delfim Guimarães e Eça de Queiroz.

Agustina Bessa-Luís recebeu por duas vezes o Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, a primeira em 1983, pela obra Os Meninos de Ouro, e em 2001, por O Princípio da Incerteza I – Joia de Família.

Foi distinguida pela totalidade da sua obra com o Prémio Adelaide Ristori, do Centro Cultural Italiano de Roma, em 1975, e com o Prémio Eduardo Lourenço, em 2015. Em 2004 recebeu o Prémio Camões e o Prémio Vergílio Ferreira.

Veja as fotos:

Fotos: Nuno Fonseca/MovePhoto