Televisão

Ana Bustorff conta luta contra o cancro de bexiga e o “ano e meio de quimioterapia”

A atriz de 59 anos foi a convidada deste sábado do programa “Alta Definição”, da SIC. Ana Bustorff falou de vários momentos marcantes da sua vida profissional e pessoal e do cancro de que padeceu, sem que o público tenha percebido.

A atriz que dá vida a Madre Rosário, em ‘Golpe de Sorte’ descobriu o cancro na bexiga numa consulta de rotina. “Mais um mês e tinha perdido a bexiga“, confessou a Daniel Oliveira.

Detetei por acaso a doença, numa consulta de rotina a que fui de controlo da mama, do útero, dos ovários. A médica disse que a bexiga tinha uns contornos… Não tinha sintoma nenhum, não urinava sangue“, explicou, recordando que 10 dias depois estava a ser operada.

Você tem um cancro grave na bexiga“, disse-lhe um médico no hospital de São José, que a enviou logo para operação. A irmã, que é médica no hospital de São João, conseguiu que ela fosse operada de urgência nesse hospital ao “tumor maligno, de alta malignidade“.

Foi necessário fazer quimioterapia durante um ano e meio. Foi aí que me caiu a ficha”, admitiu. “A quimio custa muito. Nos primeiros três meses era uma vez por semana. O que me custou mais foi o dinheiro que tive de gastar nessa altura. A quimio depois tem de ser feita no sítio onde és operada. Eu tinha de regressar, até porque tinha a estrear um espetáculo na altura. Levantava-me às cinco e meia da manhã, apanhava o comboio para o Porto, fazia a quimio e depois voltava de comboio à noite, eles iam-me buscar e ia direta para o teatro“.

Aguentei bem. O pior foi psicologicamente. Como foi um sítio perto do sexo, fica-se com aquilo tudo queimado“, lastimou.

Atualmente o problema está ultrapassado e Ana Bustorff está de regresso ao trabalho, onde é respeitada e admirada como uma das grandes atrizes nacionais.