Atualidade

Leonard Nimoy, o Spock de ‘Star Trek’, pediu ajuda profissional para morrer

O ator que interpretou Spock na série “Star Trek”, morreu em fevereiro de 2015 aos 83 anos, devido à doença pulmonar obstrutiva crónica de que padecia.

Susan Bay, a sua viúva, contou este sábado, numa entrevista à Inside Edition, que o marido sofria tanto que pedia para que as enfermeiras o ajudassem a acabar com a vida.

Ele não queria ficar confinado a uma cadeira de rodas sem poder respirar. “(As enfermeiras) adicionavam um pouco mais de morfina (no tratamento) durante algum tempo. Ele estava numa situação tão comprometida que aquilo não iria durar muito. Eu acredito em morrer com dignidade. Leonard acreditava em morrer com dignidade“, revelou Susan Bay.

Os últimos meses de Leonard Nimoy foram terríveis. “Ele não conseguia sair de casa”, contou a mulher do ator que sublinhou a campanha que o marido iniciou, “usando a sua fama”, para “fazer as pessoas pararem de fumar”.

Leonard Nimoy foi um fumador compulsivo durante décadas. Em fevereiro de 2014, usou o Twitter para anunciar que tinha sido diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crónica, apesar de ter deixado de fumar “há 30 anos“: “Não foi cedo o suficiente… Fumadores, por favor compreendam. Deixar de fumar depois de ser diagnosticada doença pulmonar, é tarde demais. O avô diz ‘aprende a minha lição’. Deixem de fumar agora“.