Off the record

Vídeo: Os segredos da lendária carteira que encantou Lady Di

A história por trás da icónica Lady Dior, a peça à qual a casa francesa colocou o nome da Princesa do Povo

Criada em 1994, a Lady Dior (que ainda não tinha este nome) foi oferecida à Princesa Diana um ano depois pela então primeira-dama da França, Bernadette Chirac, na ocasião da sua visita à exposição de Cézanne, no Grand Palais, em Paris. Diana ficou tão encantada com a peça que a encomendou em diferentes versões que usou em várias aparições públicas.

Em 1996, a it-bag foi então batizada em homenagem à princesa.

Um símbolo e ícone da empresa que décadas depois continua a ser um dos designs mais aclamados. Feita em couro e adornada com encantos míticos, a carteira reflete uma série de códigos da maison. O padrão de costura (ou cannage) é uma referência às cadeiras Napoleão III usadas por Christian Dior para sentar as suas clientes no seu histórico desfile em 1947. As letras D.I.O.R., inspiradas nos amuletos da sorte de Christian Dior, surgem em pingentes que simbolizam a sua eterna assinatura.

Desde então, a carteira, tem desfrutado de inúmeras reinterpretações, mais recentemente por Maria Grazia Chiuri em tom nude, inspirada no balé.

Tem curiosidade de saber o elaborado processo de criação deste ícone e de como se juntam 144 peças à volta de uma forma de madeira para dar vida a esta obra-prima? A marca divulgou um vídeo, veja: