Atualidade

João Ricardo é homenageado pelo filho um ano após a sua morte

O ator João Ricardo foi homenageado pelo filho Rodrigo Ricardo, de 13 anos e pela antiga companheira Paula Gama, um ano após a sua morte.

Mãe e filho foram convidados do programa “Júlia”, da SIC, onde partilharam momentos inesquecíveis que viveram ao lado do ator que faleceu no dia 23 de novembro de 2017, vítima de um tumor cerebral.

Após ter sido operado de urgência, em outubro de 2016, “o João não era a mesma pessoa e isso sentia-se na relação do Rodrigo com o João. O Rodrigo dizia-me, ‘o meu pai não morreu no dia 23 de novembro, o pai para mim morreu no dia 7 de outubro’, que foi no dia em que foi operado’”.

Talvez fosse essa a forma que João Ricardo arranjou para proteger o menino e de se ir despedindo do grande amor da sua vida. A relação com o filho mudou “duzentos por cento a partir desse dia”, contou Paula: “Aquela cumplicidade acabou nesse dia. Às vezes pergunto-me se ele nessa altura teria alguma noção da gravidade da doença dele e se não seria uma forma de proteger o Rodrigo”.

“O Rodrigo foi uma prova de amor”
“Eu já tinha uma filha, a Carolina, e não queria ter mais filhos. O João queria muito ter um filho e pediu-me muito. O Rodrigo foi uma prova de amor. Foi um menino muito planeado, muito desejado e muito amado”, contou Paula Gama que viveu quatro anos “intensos e emocionantes” ao lado do ator.

Para Rodrigo “não foi preciso ele explicar-me” que o pai estava tão mal, “quando ficou doente, eu já tinha mais ou menos a consciência das coisas e percebi. Fui percebendo e pronto”.

Há muitas recordações que o filho de João Ricardo guardará para sempre, como as muitas vezes que pisou com o pai os palcos de casas de espetáculos, as conversas, as brincadeiras e o “abraço e o beijinho” que “todos os dias”, João Ricardo lhe dava quando o ia ver à escola. Quando não era o dia dele de ficar com o Rodrigo, “ele fazia questão de estar lá para me dizer olá”.

“Das últimas vezes em que o João ainda verbalizada, apertou-me a mão e disse-me, ‘nunca te esqueças de nós e cuida do Rodrigo’, o João sabia que eu o ia fazer e que a memória dele nunca será esquecida e nunca será’”, sublinhou Paula Gama que mantém o ator vivo nas conversas diárias com o filho.

“O meu pai é o maior e será sempre”, foi assim, emocionando, Rodrigo acabou a entrevista conduzida por Júlia Pinheiro.