Atualidade

Morreu Kofi Annan aos 80 anos

O ex-secretário-geral das Nações Unidas (ONU) morreu este sábado aos 80 anos. A notícia foi confirmada através da página oficial de Twitter do prémio Nobel da Paz, Kofi Annan, que estava hospitalizado em Berna, na Suíça, morreu na companhia de Nane, a sua mulher, e os filhos: Ama, Kojo e Nina.

“É com profunda tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, o ex- Secretário-Geral das Nações Unidas e vencedor do Prémio Nobel da Paz, morreu pacificamente este sábado, 18 de agosto, depois de uma breve doença”, lê-se no comunicado que anuncia o falecimento do notável ganês.

Annan cumpriu dois mandatos à frente das Nações Unidas, entre 1997 e 2006. Nascido em 1938, foi o primeiro negro a assumir a liderança desta aliança mundial, tendo trabalhado em quase todos os patamares da hierarquia desta organização.

Sucedeu a Boutros-Ghali na liderança das Nações Unidas e é descrito como “um filho do Gana” que “sentia uma grande responsabilidade para com o continente Africano”.

Kofi Annan destacou-se sobretudo durante a guerra do Iraque e a pandemia do HIV/Sida. Exerceu funções de enviado especial da ONU na Síria, trabalhando para encontrar uma solução pacífica para a guerra que ainda hoje continua. Em paralelo, liderava o The Elders, um grupo de líderes mundiais que trabalha em prol dos direitos humanos desde 2007, tornou-se líder dessa organização em 2013.

 

Foto: Facebook Kofi Annan