Atualidade

Lady Di morreu há 21 anos mas as suas marcas são indeléveis

Muito antes de Meghan Markle, Diana Spencer abriu portas à normalidade na Casa Real britânica. Oriunda de uma das famílias aristocráticas do Reino Unido, era a candidata perfeita para se casar com o príncipe Carlos, mas depressa vincou o seu estilo, sem ser a princesa ideal, mas mais próxima de uma mulher comum.

O ponto de viragem começou ainda antes de subir ao altar, quando escolheu o anel de noivado através de um catálogo. A aliança foi herdada por Kate Middleton, a mulher do filho mais velho de Lady Di, o príncipe William.

Diana foi ainda a primeira mulher da família real a ter os filhos num hospital e não no palácio, um exemplo seguido pela nora Kate.

Relativamente à maternidade, sempre quis ter mão sobre a educação dos filhos, William e Harry, com quem passava muito tempo. Detestava dividir a família e, por isso, viajavam sempre juntos, além de se baixar para falar com as crianças para lhes olhar nos olhos, algo a que William também costuma fazer, além de não se inibir de demonstrar carinho em público.

Pragmática, Diana sempre tentou que os herdeiros tivessem uma vida o mais normal possível e, por isso, eles foram para o jardim de infância, em vez de se manter em casa até mais tarde com aulas particulares. Sempre fez questão de lhes mostrar como era a vida fora do palácio, andando mesmo em transportes públicos.

Sem preconceitos, a ‘princesa do povo’ sempre lidou com pessoas de fora da monarquia e não se inibia de abraçar doentes e aqueles mais vulneráveis, algo que William e Harry mantêm.

A princesa Diana não tinha filtros e sempre falou da sua vida privada, assumindo mesmo problemas no casamento, em 1995. Pouco depois, divorciava-se do príncipe Carlos. Atualmente, os filhos e as noras também não se inibem de dar entrevistas mais intimistas ou até publicar fotografias dos filhos nas redes sociais. Meghan foi mesmo a primeira noiva real a revelar publicamente pormenores do romance.

A ex-atriz norte-americana tem um estilo muito próprio de vestir, pisando o risco do protocolo muitas vezes, mas a sogra que não conheceu já antes o fez, tendo sido mesmo pioneira em usar calças num evento oficial. É considerada um ícone de moda.

Pormenores de uma forte personalidade que deixaram marcas na monarquia inglesa que se tornou mais aberta e mais próxima do mundo real.

Diana morreu num acidente de carro que chocou o mundo a 31 de agosto de 1997. No acidente, em Paris, o motorista e Dodi Fayed (namorado de Lady Di) morreram instantaneamente. Diana foi retirada dos destroços ainda com vida, mas acabou por falecer algumas horas depois no hospital.