Atualidade

Rainha Letizia e Catarina Furtado juntas pelo mesmo objetivo

Em momentos distintos, mas com um objetivo comum, Letizia e a apresentadora portuguesa tomaram a palavra na 12.ª Edição dos Dias Europeus do Desenvolvimento (EDD), esta terça-feira, em Bruxelas, Bélgica.

Sob a temática “Mulheres e Meninas na Vanguarda do Desenvolvimento Sustentável: Empoderar, Proteger, Investir”, a iniciativa destaca o papel vital de mulheres e raparigas, a necessidade da sua plena participação e liderança na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A rainha espanhola foi a primeira a discursar, desafiando a que se olhe a questão de igualdade de géneros de uma forma “transversal”, tendo em conta fatores como a saúde e a educação em prol de um desenvolvimento humano a todos os níveis e não só tendo em conta o crescimento económico.

Uma intervenção que, mesmo em espaços temporais distintos, foi de encontro ao que Catarina Furtado também defende e promove enquanto embaixadora da Boa Vontade do UNFPA.

A representante lusa foi convidada para dois painéis de alto nível na Comissão Europeia, um que abordou os esforços para o fim da violência com base no género e práticas nefastas e outro em prol de um mundo que respeite os direitos das mulheres e raparigas para que tenham saúde.