Atualidade

Marcha de Alfama volta a ser a melhor com Baião e Pimpinha como padrinhos

“Alfama é linda!” ou “Alfama é que é”, repetiram marchantes e padrinhos, esta terça-feira à noite, nas Marchas Populares de Lisboa. Orgulhosos no papel principal, Pimpinha Jardim e João Baião celebraram a vitória com todos aqueles com quem partilharam a experiência.

A marcha de Alfama destacou-se a solo em várias categorias, sendo a melhor na coreografia, musicalidade e melhor composição original, com a canção de Alfama, indicou a EGEAC.

Já na categoria de melhor figurino, a marcha vencedora -pela terceira vez consecutiva – dividiu o prémio com o Bairro Alto e Carnide, e a de melhor letra com Madragoa.

À semelhança do ano passado, o segundo lugar foi atribuído à marcha do Bairro Alto e o terceiro à marcha da Madragoa, numa edição que celebrava os 120 anos do nascimento do ator lisboeta Vasco Santana (1898-1958).

Alcântara venceu na categoria de cenografia e as marchas do Bairro Alto e da Madragoa venceram na categoria de desfile da avenida.

Marcelo Rebelo de Sousa assistiu ao desfile e considera que Lisboa dá provas de estar viva, com marchas mais criativas. “Eu acho que isto é um sinal de vitalidade”, disse o Presidente da República.

A 86.ª edição das Marchas Populares de Lisboa contou com a participação de 23 marchas: São Vicente, Alfama, Olivais, Marvila, Ajuda, Lumiar, São Domingos de Benfica, Alcântara, Benfica, Belém, Boavista, Madragoa, Mouraria, Bica, Graça, Bela-Flor Campolide, Carnide, Castelo, Penha de França, Campo de Ourique, Alto do Pina, Bairro Alto e Santa Engrácia, contando ainda com a marcha convidada de Vila da Lousã. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba